Fechar
Página inicial Notícias ACB comemorará o Bicentenário da Independência do Estado com programação especial
Evento

Evento será realizado entre os dias 1 e 4 de julho e contará com as presenças das ministras Nisia Trindade Lima (Saúde), Luciana Santos (CT&I) e Margareth Menezes (Cultura).
20/06/23 12:23 , 20/06/23 12:53 | 462
imagem sem descrição.

A Academia de Ciências da Bahia está preparando uma grande comemoração pela passagem do Dois de Julho no ano do Bicentenário da Independência da Bahia (1823-2023). Tendo como foco a defesa da ciência, da educação e do compartilhamento do conhecimento, a programação acontece de 1o a 4 de Julho, com palestras, debates e a participação dos cientistas no tradicional cortejo do 2 de Julho pelas ruas do Centro Histórico de Salvador.

No dia 1º de Julho, das 10h às 12h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, está confirmado o seminário presencial “O 2 de Julho das mulheres: Liderança feminina na ciência”, contando com a participação das ministras Nisia Trindade Lima (Saúde), Luciana Santos (CTI) e Margareth Menezes (Cultura), além da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ACB), Helena Nader, e outras autoridades e convidados.

No dia 2 de Julho, os cientistas, acadêmicos e integrantes de instituições parceiras participarão do cortejo “O 2 de Julho pela Ciência”. A concentração está marcada para às 8h, no Largo da Lapinha, com saída prevista do cortejo às 9h. O trajeto até o Largo do Terreiro de Jesus é estimado entre 60 a 90 minutos de caminhada. Já estão confirmadas a participação de várias instituições, como a Academia de Letras da Bahia, Academias de cidades do interior baiano, Universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

No dia 4 de Julho, das 10h às 12h, a Academia de Ciências da Bahia apresenta “A visão popular de independência no 2 de Julho”, com debate presencial e transmissão online. O evento contará com moderação do acadêmico João José Reis (UFBA), e terá a participação de Wlamyra Albuquerque (UFBA), de Sérgio Guerra (UFRB) e de Hendrik Kraay (University of Calgary – Canadá).

Programação da ACB para o 2 de Julho de 2023

01/07, das 10h às 12h - O 2 de Julho das mulheres: Liderança feminina na ciência. Seminário presencial.

–  Palestrantes confirmadas as Exmas. Sras. Ministras Nisia Trindade Lima (Saúde), Luciana Santos (CTI) e Margareth Menezes (Cultura)
–  Presenças confirmadas da Pres. ABC, Pres. SBPC, Reitor da UFBA, Dep. Alice Portugal, Dep. Daniel Almeida, Diretor do MAST

02/07, das 8h às 12h - O 2 de Julho pela ciência

Participação no tradicional cortejo do Dois de Julho como grupo identificado com o “2dJ pela ciência”, coordenado pela ACB com a participação da Academia de Letras da Bahia e várias Academias do interior do estado, das Universidades, ICTs.

–  8h – Concentração às 8h no Largo da Lapinha
–  9h – Saída prevista do cortejo para um trajeto até o Largo do Terreiro de Jesus (entre 60 e 90 min de caminhada)

04/07 das 10h às 12h - A visão popular de independência no 2 de Julho. Debate presencial com transmissão

–  Moderador: acadêmico João José Reis – UFBA

–  Participantes:
Acadêmica Wlamyra Albuquerque – UFBA

Sérgio Guerra – UFRB
Hendrik Kraay – University of Calgary

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!