Fechar
Página inicial Notícias Revista da UFRB amplia importância científica no ranking do Journal Citation Reports
PESQUISA

10/07/23 14:37 , 18/07/23 09:25 | 471
imagem sem descrição.

A revista científica Water Resources and Irrigation Management (WRIM), editada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ampliou sua influência e relevância nos ambientes acadêmico e científico, com o aumento do Fator de Impacto da publicação para 0,80, em 2022.

O resultado publicado no "Journal Citation Reports", tem por base a plataforma Web of Science que registra e divulga o Fator de Impacto (FI), desde julho de 2019 considerando mais de 11 mil revistas indexadas. Em 2021, a revista WRIM recebeu uma avaliação de FI de 0,03, sendo indexada na plataforma Web of Science desde 2020. O "Journal Citation Reports" é publicado anualmente, com dados das publicações do ano anterior e citações dos dois anos imediatamente anteriores.

O Fator de Impacto do "Journal Citation Reports" é um dos indicadores amplamente utilizados pela comunidade acadêmica e científica para avaliar a qualidade e importância das publicações científicas. O Fator de Impacto caracteriza-se como um método bibliométrico de avaliação de periódicos científicos, baseado nas citações recebidas pelo periódico.

Para os editores da WRIM, a obtenção de um Fator de Impacto aprimorado demonstra a crescente influência e relevância da revista WRIM na esfera acadêmica. "Essa progressão notável é uma prova do compromisso da revista em publicar artigos científicos de alta qualidade e sua capacidade de atrair contribuições de pesquisas de destaque de acadêmicos nacionais e internacionais", descreve a equipe editorial, liderada pelos Editores-Chefes, professor doutor André Dias de Azevedo Neto (2021-2022) e professora doutora Selma Cristina da Silva (atual), e os Editores Associados doutores Mairton Gomes da Silva e Petterson Costa Conceição Silva. Selma Silva é professora vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB.

Com a divulgação do FI ampliado, a revista enalteceu "a colaboração de todos os autores e revisores", para o reconhecimento científico alcançado.

Publicação

A Water Resources and Irrigation Management é um periódico para publicação de artigos e artigos científicos, editado pelo Grupo de Engenharia de Solo e Água, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Mestrado e Doutorado), do Centro de Ciências Agrícolas, Ambientais e Biológicas (CCAAB). WRI teve suas primeiras publicações em 2012.

O objetivo principal é publicar artigos e trabalhos científicos que contenham resultados de pesquisas originais que contribuam para o desenvolvimento científico da Engenharia do Solo e da Água e Recursos Hídricos e áreas afins, em nível nacional e internacional. Os artigos que descrevem o status atual de um tópico específico de pesquisadores convidados também podem ser publicados como Artigo de Revisão.

Mais em ufrb.edu.br/seer/index.php/wrim/index.

Na dúvida, fale conosco!