Fechar
Página inicial Notícias UFRB empossa direção do Campus Feira de Santana para novo mandato de quatro anos
RECONDUÇÃO

UFRB empossa direção do Campus Feira de Santana para novo mandato de quatro anos

19/07/23 10:59 , 19/07/23 11:04 | 990

Os professores doutores Jacson Machado Nunes e Odair Vieira dos Santos foram reconduzidos para os cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana, em solenidade ocorrida no Auditório Paulo Freire, na manhã da terça-feira, dia 18. O novo mandato tem duração de quatro anos (2023-2027).

A mesa de abertura da cerimônia foi composta, além dos professores empossados; pelo reitor da UFRB, Fábio Josué; pela reitora eleita, Georgina Gonçalves dos Santos; pelo professor Jesus Carlos Delgado Garcia, representando os docentes; a assistente social Priscila Carvalho Lopes, representando os(as) técnicos(as)-administrativos(as); e a estudante Juliana Souza de Jesus Silva, representando a categoria estudantil.

Após a formação da mesa de honra, aconteceram as execuções do Hino Nacional e do Hino da Bahia. O reitor Fábio Josué declarou aberta a solenidade, que, prosseguiu com a assinatura dos Termos de Posse. A leitura das portarias de nomeação de Jacson Machado e Odair dos Santos foi feita pelo pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares, e assinadas, no ato, pelo reitor Fábio Josué e pelos empossados nos cargos.

A solenidade prosseguiu com os discursos dos integrantes da mesa de honra. A solenidade teve tradução simultânea em Libras e transmissão pela TV UFRB. Estiveram presentes as ex-gestoras do CETENS, desde a fundação há dez anos: professoras Tatiana Velloso e Susana Couto Pimentel (ex-diretoras); e professores Sérgio Rocha e Jacira Teixeira Castro (ex-vice-diretores(as)); e servidores professores e técnicos(as); estudantes, colaboradores(as) terceirizados(as), familiares dos empossados, empresários(as) e segmentos representativos da sociedade feirense.

O vice-diretor Odair Vieira agradeceu aos apoios recebidos das professoras Susana Pimentel e Jacira Castro, ex-gestoras do CETENS, presentes à solenidade, por ter participado da gestão delas. Odair falou de sua experiência adquirida como vice-diretor, do trabalho em ambiente político adverso em nível federal, e das consequências da pandemia de COVID-19, durante dois anos, no ambiente acadêmico e na sociedade em geral. A pandemia causou a morte de 700 mil pessoas.

Odair enalteceu a importância da autonomia universitária e da liberdade de expressão acadêmica como meios de fortalecimento do ensino superior e da demoracia, diferente do ambiente político predominante nos últimos quatro anos, no País. Odair disse que o CETENS ficou mais acolhedor com as obras de infraestrutura construídas nos últimos quatro anos, com novos laboratórios, salas de aula, auditório, refeitório, espaços comunitários, banheiros, entre outras benfeitorias.

O diretor Jacson Machado prestou contas de sua primeira gestão. Segundo Jacson, a Universidade e a sociedade uniram esforços, não somente para se fortalecer e se ajudar, como também para viabilizar parcerias e realizações fundamentais que permitiram diversos avanços na história do CETENS em Feira de Santana. Entre os avanços, em infraestrutura do campus, se destacam a construção, ampliação e compra de equipamentos para 8 novos laboratórios avançados, específicos e multiusuários de ensino e de pesquisa: Tecnologia em Alimentos; Materiais Avançados; Simulação e Desenvolvimento de Software; Eletrônica, Mecatrônica e Automação Industrial; Geofísica, Geoprocessamento e Análises de Solos; Processamentos de Materiais; Energia Solar Fotovoltaica; e Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

Jacson destacou a reforma completa do Campus, com pintura em todas áreas, reforma de todos os banheiros e adequação à acessibilidade, criação de espaços de convivência e de acolhimento para toda a comunidade no retorno pós-pandemia; elaboração do projeto elétrico de todo o campus, construção de novo espaço para refeitório dos alunos; atendimento especializado para pessoas com deficiência e acompanhamento pedagógico; atendimentos das coordenações de curso, espaço de apoio à saúde, centro acadêmico, novo espaço da empresa Júnior, construção de gabinete adaptado; novo espaço para descanso de pessoal terceirizado; e a entrega recente da residência estudantil do CETENS, equipamento que amplia as condições de permanência estudantil  para 27 estudantes, nesta primeira etapa.

Jacson explicou que o projeto de acessibilidade de todo o campus está em andamento; e a reforma e ampliação do espaço da biblioteca garantindo a inclusão e a acessibilidade está sendo concluída; assim como a implantação de videomonitoramento em pontos de segurança do campus.

Nas parcerias estratégicas, Jacson Machado falou sobre a ampliação e fortalecimnto de parcerias com o Instituto de Desenvolvimento da Educação; do compromisso do Deputado Federal Zé Neto, na destinação de emendas parlamentares todos anos para melhorias fundamentais no CETENS; do apoio do Curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, em que se firmou o acordo de cooperação com a Organização Iberoamericana de Seguridade Social para criação do Centro Ibero-americano de Autonomia, Pessoal e Ajudas Técnicas Brasil, referência em inclusão e acessibilidade no mundo; com o apoio do curso de Engenharia de Energias, se firmou acordo de cooperação com a Amara para instalação de usina de tecnologia solar fotovoltaica; e da ação conjunta com diversos integrantes da comunidade acadêmica que resultou em acordo de cooperação com a Receita Federal do Brasil.

O diretor do CETENS observou que por meio da Educação do Campo, Licenciatura e Tecnologia em Alimentos, foi firmado vários acordos com grupos produtivos da agricultura familiar, associações, cooperativas, escolas municipais e estaduais, além do acordo de Cooperação com o IPEMAC; e que aconteceram Acordos de Cooperação com as Secretarias de Direitos Humanos e de Ciência e Tecnologia com Estado; parceria com a escola Tecla Mello para desenvolvimento de atividades esportivas para os estudantes; e o envolvimento dos cursos de Engenharias que avançam de forma consistente com o firmamento de acordos e cooperações com pequenas, médias e grandes empresas.

Presenças

Também estiveram presentes à solenidade, os(as) pró-reitores(as) da UFRB, Maurício Ferreira (PPGCI); Emerson Santa Bárbara (PROAD); Wagner Tavares (PROGEP); Ana Paula Diório (PROEXC), a coordenadora de Políticas e Planejamento de Graduação, Janete dos Santos, representando a PROGRAD;  a coordenadora de Políticas Afirmativas, Ionara Magalhães de Souza, representando a PROPAAE e o chefe de gabinete da UFRB, Luiz Paulo.

Os(As) diretores(as) de Centro de Ensino, Adson Mota (CETEC); Josival Santos Souza e Roberto Borges (CCAAB); Dyane Brito Reis Santos (CAHL) e a professora eleita Rita Dias (CECULT) estiveram presentes à solenidade de posse da direção do CETENS.

Também e fizeram presentes representantes dos vários segmentos sociais, culturais e econômicos do Portal do Sertão, como o professor Josué Melo, presidente do INED e ex-reitor da UEFS; empresários Edson Piaggi e Marcelo Alexandrino, respectivamente, presidente e vice-presidente do Instituto Pensar Feira; João Baptista, presidente do conselho do Centro das Indústrias; Augusto Fábio, presidente do Centro das Indústrias; professor Raymundo Luiz, presidente do Rotary Portal do Sertão; e Luiz Forte, diretor do IFBA.

Perfis dos Gestores

Jacson Machado é natural de Catú (BA), graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia, mestre e doutor em Engenhari Aeronáutica e Mecânia pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). É servidor da UFRB há treze anos, onde atua como docente, gestor e colaborador na criação de cursos de graduação como Engenharia Mecânia, no CETEC, e Engenharia de Produção, no CETENS. No exercício da função de Direção do CETENS, Gestão 2019-2023, tem fomentado a representaçao institucional em instâncias público-privadas com o objetivo de estabelecer convênios de cooperação técnica e parcerias institucionais para o fortalecimento da educação pública de qualidade e inclusiva. É professor apoiador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT). Tem experiência em manufatura avançada, empreendedorismo e qualidade. Ocupa atualmente a função de presidência do Conselho de Curadores da UFRB, representa a Universidade em diversos Conselhos, Comitês e Organizações em Feira de Santana.

Odair Vieira dos Santos é natural de Aracaju (SE), graduado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp. É docente no ensino superior há 20 anos, onde trabalhou em instituições privadas e públicas, desenvolvendo projetos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atualmente ocupa o cargo de Assessor da Direção e vice-diretor do CETENS, na Gestão 2019-2023. Também é membro do NDE do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Dinâmicos, Teoria do Caos e Expoentes de Lyapunov.

Dinheiro real e bônus para jogar como aviator estão aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!