Fechar
Página inicial Notícias UFRB abre inscrições para Programa de Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia
Seleção

UFRB abre inscrições para Programa de Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia

11/09/23 14:26 , 06/10/23 10:10 | 2046
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições do processo seletivo para o ingresso de estudantes regulares do Programa de Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia, no primeiro semestre acadêmico de 2024. São oferecidas 3 vagas, sendo uma delas destinada a candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as).

Para candidatar-se, é necessário diploma devidamente registrado ou certificado de conclusão do curso de graduação em Enfermagem. A documentação emitida pela Instituição de Ensino Superior (IES) deverá ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), assim como o registro no Conselho de Categoria Profissional.

As inscrições devem ser realizadas somente via internet, no período das 14h de 11 de setembro até às 23h59 de 6 de outubro (prorrogado até 20 de outubro), via SIGAA. A documentação exigida para inscrição está listada no Edital nº 01/2023. O valor da taxa é de R$ 55,00. Para os(as) candidatos(as) que atenderem aos requisitos do edital, é possível solicitar a isenção do pagamento até 15 de setembro.

A seleção do Programa será realizada em duas etapas: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, e prova de títulos mediante análise de currículo lattes, de caráter classificatório. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para 22 de dezembro.

Os(as) selecionados(as) receberão uma bolsa no valor mensal bruto de R$ 4.106,09, paga pelo Ministério da Saúde. O regime especial de treinamento em serviço será de 60 horas semanais, durante os 24 meses do curso, a contar da data de início das atividades.

Mais informações no Edital nº 01/2023.

Sobre o Programa 

A Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia constitui-se em Ensino de Pós-Graduação Lato Sensu, modalidade treinamento em serviço, destinado a enfermeiras(os), sob a forma de Curso de Especialização. É fruto da parceria entre UFRB, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus (SMS-SAJ) e Ministério da Saúde (MS). 

O desenvolvimento do Programa de Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia acontece no período de dois anos e em regime de Dedicação Exclusiva - DE. 

As atividades teóricas do Programa são desenvolvidas nas instalações do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB e/ou instituições parceiras. Já as atividades práticas são realizadas em Instituições de Saúde e em áreas de atuação básica, clínica e especialidades, incluindo crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas, conforme disponibilidade de vagas nas unidades.

Entre as competências que serão desenvolvidas durante o Programa de Residência em Enfermagem estão: apreender acerca das afecções cardiovasculares que acometem criança, adolescente, adulto e idoso na Atenção Básica/Primária, clínica e especialidades; desenvolver raciocínio crítico e baseado em evidências atuais para a resolução de problemas das principais afecções cardiovasculares que acometem crianças, adolescentes, adultos e idosos na Atenção Básica/Primária, clínica e especialidades; conhecer o manejo das principais doenças cardiovasculares e as abordagens terapêuticas em criança, adolescente, adulto e idoso na Atenção Básica/Primária, clínica e especialidades e promover, sistematicamente, o cuidado de enfermagem em cardiologia para criança, adolescente, adulto e idoso na Atenção Básica/Primária, clínica e especialidades.

Conheça mais sobre o Programa em: ufrb.edu.br/ccs/residencia-em-enfermagem-com-enfase-em-cardiologia.

Na dúvida, fale conosco!