Fechar
Página inicial Notícias Solenidade histórica marca transmissão de cargo da reitora Gina Gonçalves na UFRB
INSTITUCIONAL

Solenidade histórica marca transmissão de cargo da reitora Gina Gonçalves na UFRB

18/09/23 11:32 , 18/09/23 11:42 | 74732

A cerimônia histórica de transmissão de cargo da nova reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora Georgina Gonçalves dos Santos, e da posse do vice-reitor, professor Fábio Josué dos Santos Souza, como vice-reitor, para o quadriênio 2023-2027, foi bastante prestigiada pelos diversos segmentos educacionais, sociais e políticos do Estado. Realizada na tarde do dia 14, no auditório da Biblioteca Central do Campus Cruz das Almas, o espaço ficou lotado pela presença da comunidade acadêmica - servidores(as) professores(as) e técnicos(as); estudantes e terceirizados(as); e convidados(as).

O governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, e os secretários estaduais André Pinho Joazeiro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial); e Elisângela dos Santos Araújo (Políticas para Mulheres); o chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Francisco Ferraz Laranjeira; e a deputada estadual, Olívia Santana (PCdo B) e autoridades municipais dos territórios do Recôncavo da Bahia, do Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão, também compareceram à cerimônia.

Fizeram parte da programação cultural da abertura do evento, o maestro Solon Mendes, professor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT); o Pai Duda de Candola e os Alabés do Terreiro Ilê Axé Icimimó; a egressa e cantora Sued Nunes e a Filarmônica União Sanfelixta, presidida pelo servidor técnico da UFRB, Hadson de Oliveira Santos (CAHL).

A Mesa Institucional foi composta pela reitora e vice-reitor, respectivamente, Gina Gonçalves e Fábio Josué; o governador, agrônomo e professor Jerônimo Rodrigues (egresso da Escola de Agronomia da UFBA e antecessora da UFRB); o presidente da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo, José Arien Beltrão de Matos, representando a categoria dos professores; o coordenador de Comunicação da ASSUFBA - Sindicato, Antônio Bonfim Moreira, representando os técnicos; e a estudante de Serviço Social Vivian Karen Anunciação da Silva, representando os estudantes. Todos os integrantes da mesa de honra discursaram na solenidade, com transmissão ao vivo, pela TV UFRB.

A transmissão do cargo do reitor Fábio Josué, que encerrou o mandato do quadriênio 2019 a 2023, para a reitora Georgina Gonçalves e a posse de Fábio Josué como vice-reitor concretizaram as escolhas feitas, por votação secreta, dos integrantes do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFRB, que no dia 18 de maio de 2023 definiu a ordem e a composição da lista tríplice da Instituição para nomeação no cargo de Reitora, para o quadriênio (2023 a 2027).

Após os tramites burocráticos, o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto de 1º de Agosto de 2023, nomeou a professora Gina Gonçalves para o cargo. A posse oficial de Gina Gonçalves como reitora aconteceu no dia 30 de agosto de 2023, em ato solene no Ministério da Educação conduzido pelo Ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, com a assinatura do devido termo.

O termo de posse de Georgina Gonçalves foi relido na solenidade de transmissão de cargo. Em ato seguinte, a reitora e o vice-reitor, respectivamente, assinaram o termo de posse de Fábio Josué como vice-reitor. O governador Jerônimo Rodrigues assinou o termo como testemunha.

A reitora Gina Gonçalves disse que a solenidade era um momento de esperança, de concretização de desejos da comunidade e de muitos desafios. "E o primeiro deles é confirmar o nosso compromisso com o povo da Bahia e com o povo brasileiro, compromisso de enfrentamento às desigualdades, à injustiça social, a toda a forma de preconceito. A nossa disposição é produzir e preservar conhecimento, construir, transformar e reproduzir o conhecimento, e temos a certeza e alegria de saber que o projeto do Governo do Estado se identifica com o projeto da UFRB”, disse Gina.

Em seu discurso, Fábio Josué prestou contas do período em que esteve como reitor no mandato de 2019 a 2023, explicando que a instituição oferta 101 cursos, dos quais 61 de graduação e 40 de pós-graduação e conta com 13 mil estudantes. Fábio Josué disse que as importantes conquistas sociais construídas entre 2003 e 2015 sofreram violentos ataques após o impeachment da presidente Dilma Rousseff e as consequências nefastas vividas com a posse ilegítima do vice-presidente, Michel Temer, e do governo seguinte, Bolsonaro, que impediu a posse da reitora eleita, Gina Gonçalves, e não empossada para o mandato de 2019 e 2023. Fábio Josué disse que o governos Temer e Bolsonaro são responsáveis pelo sequestro do orçamento da UFRB pelo Teto de Gastos e pela perda financeira de R$ 211 milhões de reais previstos para UFRB, desde 2015. Para Fábio Josué, a UFRB, segunda universidade federal da Bahia sofreu com os ataques orçamentários e da autonomia universitária.

Em sua fala, o governador Jerônimo Rodrigues disse que sua presença na solenidade "é para trazer um abraço do povo baiano à democracia brasileira, à UFRB, à professora Georgina e ao professor Fábio e, naturalmente, o sinal de que temos todo o interesse de continuar tendo a UFRB como parceira do Estado, na formação profissional e na construção de políticas públicas. O Recôncavo e a Bahia se desenvolveram bastante com a UFRB, que tem uma marca forte de inclusão dos povos tradicionais, quilombolas, do povo preto desse estado e de outros estados que vêm estudar aqui”.

A solenidade se encerrou coma a apresentação, no palco, dos gestores que irão compor a equipe da Reitoria para o quadriênio 2023-2027.

Presentes

Estiveram presentes na solenidade os(as) pró-reitores(as), os(as) diretores(as) de Centros de Ensino, os(as) diretores(as) do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV), os(as) superintendentes, chefe de Gabinete, assessores, coordenadores e coordenadoras de unidades e chefes de núcleos da UFRB. Da comunidade externa, a reitora Joana Angélica Guimarães da Luz, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); a reitora Adriana dos Santos Marmori, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); a diretora Mírian Reis, do campus dos Malês, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); o diretor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marcelo Embiruçú; o ex-reitor da UFBA e da UFSB, Naomar de Almeida Filho; a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB); a pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Rita de Cássia Brêda, representando a UEFS; o vice-prefeito de Cruz das Almas, André Eloy; vereadores e a secretária municipal de Educação de Cruz das Almas, Geisa Novaes dos Santos.

Confira as fotos do evento:

Fotos de Emilly Chaves.

Dinheiro real e bônus para jogar como aviator estão aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!