Fechar
Página inicial Notícias UFRB abre seleção para Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena
Seleção

UFRB abre seleção para Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena

28/09/23 15:14 , 28/09/23 15:16 | 2366
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga processo seletivo do Programa de Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena (PPGSPNI), com ingresso previsto para o semestre acadêmico de 2024.1.

As inscrições podem ser feitas até 27 de outubro, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

No total, são ofertadas 13 vagas. Uma vaga poderá ser ocupada por servidores(as) técnico-administrativos(as) do quadro efetivo da UFRB, cinco vagas são reservadas à política de cotas da UFRB e sete vagas destinadas para ampla concorrência.

Podem candidatar-se a ingressar ao curso de pós-graduação portadores(as) de diploma de nível superior na área de saúde ou afins legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), profissionais do Sistema Único de Saúde, profissionais que atuam com comunidades tradicionais e indígenas e profissionais liberais com histórico no tema. 

O mestrado tem a área de concentração em Políticas e Ações de Saúde e duas linhas de pesquisa: Linha 1: Epidemiologia, Planejamento, Gestão em Saúde, Racismo Institucional e Iniquidades em Saúde; e Linha 2: Conhecimentos tradicionais, adoecimento, cuidados, saberes e práticas de saúde e cura.

Pioneiro no Brasil

O curso de Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena é pioneiro e inédito no País ao contemplar a temática da saúde da população negra e indígena. A Bahia, o Estado mais negro do País, tem 81,4% da população autodeclarada descendente de africanos (60% pardos e 21,4% pretos) e existem, hoje, cerca de quinze povos indígenas, com população próxima de 40 mil indivíduos, vivendo em pelo menos 33 territórios, em 27 municípios e cerca de cem comunidades locais.

O mestrado profissional tem por objetivo qualificar quadros técnicos responsáveis pela gestão de políticas públicas de saúde em órgãos governamentais e não governamentais visando a otimização das práticas de gestão e de combate ao racismo institucional no SUS (Sistema Único de Saúde).

Confira o edital e o manual do candidato (passo-a-passo para inscrição).

Mais informações em ufrb.edu.br/mprofsaudenein.

Na dúvida, fale conosco!