Fechar
Página inicial Notícias UFRB convida sociedade e comunidade acadêmica para construção do plano de cultura
CULTURA

UFRB convida sociedade e comunidade acadêmica para construção do plano de cultura

05/10/23 15:18 , 09/10/23 16:53 | 1510
imagem sem descrição.

No dia 20 de outubro, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e o Fórum de Cultura (FORCULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vão lançar a minuta do Plano de Cultura da Universidade. O evento vai acontecer em Santo Amaro, às 10h, no Auditório do Arquivo Público Municipal, e faz parte da programação do Festival Paisagem Sonora e do IV ENICECULT – Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo.

Na ocasião, será apresentada a minuta do plano, construída a várias mãos a partir de um processo coletivo, iniciado em 2018, que engajou os Centros de Ensino da UFRB, os colegiados territoriais e a sociedade civil do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão. Após a divulgação do documento, um formulário ficará disponível na internet para receber avaliações da minuta e sugestões sobre como deve ser a atuação da UFRB, no campo da cultura e da arte, para os próximos 10 anos.

A consulta pública ficará disponível entre 20 de outubro e 20 de novembro de 2023. No formulário, haverá perguntas e também um campo aberto, destinado para o envio de áudio e vídeo, para quem preferir se comunicar utilizando essas linguagens.

Essa etapa de ampla participação da sociedade civil e dos/as discentes, técnicos/as e docentes da UFRB fortalece a construção democrática da política de cultura da UFRB, alinhada à diversidade e à pluralidade cultural características das expressões artísticas e culturais dos territórios. O Plano de Cultura reforça o comprometimento da política cultural da Universidade com o desenvolvimento social, tecnológico e sustentável, promovendo a inclusão e valorizando as culturas locais.

Plano de Cultura da UFRB 

O Plano de Cultura, previsto na Resolução CONAC 034/2019, é um instrumento de gestão que planeja a política cultural a ser desenvolvida pela UFRB por um período de 10 anos. Alicerçado nas diretrizes, objetivos e nos eixos de atuação definidos na Resolução, a UFRB está em processo de construção participativa do seu primeiro Plano de Cultura. O documento deve considerar a cultura nas suas  três dimensões: produção simbólica; direito e cidadania; e economia. Além disso, deve garantir direitos culturais, além de fortalecer e valorizar o diálogo e a diversidade dos Territórios de Identidade Portal do Sertão, do Recôncavo da Bahia e Vale do Jiquiriçá. 

Fórum de Cultura da UFRB (FORCULT)

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da UFRB, o Fórum de Cultura é um espaço para discussão,  elaboração e monitoramento de políticas institucionais de cultura na instituição. Criado em 2022, é composto por 32 membros, entre pró-reitorias, docentes, técnicos-as, discentes e representantes dos Territórios de Identidade. A Resolução CONAC 034/2019 atribui ao FORCULT uma atuação voltada para a diversidade, para potencializar iniciativas culturais e fortalecer a articulação com o ensino, a pesquisa, a extensão e as ações afirmativas. O FORCULT é responsável pela criação da consulta pública e dos demais processos necessários para a implantação do Plano de Cultura na UFRB.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!