Fechar
Página inicial Notícias UFRB oferta 28 vagas para cursos de mestrado nos campi de Cachoeira e Cruz das Almas
Seleção

UFRB oferta 28 vagas para cursos de mestrado nos campi de Cachoeira e Cruz das Almas

09/10/23 10:00 , 09/10/23 10:05 | 2589
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com dois editais abertos para seleção de 28 estudantes regulares para os cursos de mestrado em Recursos Genético Vegetais e em Ciências Sociais, nos campi de Cruz das Almas e Cachoeira, respectivamente. A taxa de inscrição para cada um dos processos seletivos custa R$65. Ambos os cursos têm ingresso no 1º semestre acadêmico de 2024.

Ciências Sociais

Pessoas graduadas em qualquer área podem participar do processo seletivo para o curso de mestrado em Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento (PPGCS), oferecido no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). As inscrições já podem ser realizadas via internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e seguem até 16/10. 

As 16 vagas ofertadas são distribuídas nas duas linhas de pesquisa que estruturam o Programa: Identidade e Diversidade Cultural e Desenvolvimento e Políticas Públicas. O PPGCS tem como objetivo aprofundar a formação qualificada de quadros profissionais egressos de cursos de graduação de universidades brasileiras e estrangeiras, habilitando-os como Mestres em Ciências Sociais aptos a atuarem como pesquisadores e docentes em ensino superior da área

Do total de vagas, duas poderão ser ocupadas por Servidores/as Técnico-Administrativos/as do Quadro Efetivo da UFRB. Atendendo à política de cotas, três vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoas com deficiência, duas vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans.

O processo seletivo será realizado em quatro etapas: avaliação de anteprojeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório; entrevista, de modo remoto, de caráter eliminatório e classificatório; avaliação do barema referente ao currículo Lattes, de caráter classificatório; e prova de Língua Estrangeira, presencial, a ser realizada após a efetivação da matrícula dos(as) aprovados(as).

O acompanhamento das etapas do processo seletivo e mais informações sobre o PPGCS podem ser acessados na página do Programa.

Leia o edital e saiba mais sobre a seleção.

imagem sem descrição.

Recursos Genético Vegetais

São 12 vagas ofertadas para o curso de mestrado em Recursos Genético Vegetais, oferecido pelo Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). O público alvo do processo seletivo são graduados em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais.

Os(As) interessados(as) em participar da seleção devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no período de 16/10 a 20/11/23.

Das vagas, duas são reservadas para autodeclarados(as) negros(as); uma vaga para pessoas com deficiência; duas vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans; e uma vaga reservada aos(às) servidores(as) técnico-administrativos da UFRB.

Com duas linhas de pesquisa: Conservação e Manejo de Recursos Genéticos Vegetais e Melhoramento e Biotecnologia Vegetal, o Programa tem como objetivo  capacitar profissionais da área de ciências agrárias, ciências biológicas e correlatas em recursos genéticos vegetais. O profissional deverá obter conhecimentos teóricos e práticos sobre a complexidade da diversidade genética dos biomas da região Nordeste, seu manejo, conservação e utilização, visando o uso racional e preservação do germoplasma.

A seleção acontecerá em três etapas: análise do projeto de pesquisa e arguição; nota do histórico escolar, ambas de caráter eliminatório; e análise do curriculum vitae, de caráter classificatório.

Confira o edital.

Saiba mais em ufrb.edu.br/pgrecvegetais.

Na dúvida, fale conosco!