Fechar
Página inicial Notícias Plano de Cultura da UFRB recebe contribuições online até 20 de novembro
CULTURA

Plano de Cultura da UFRB recebe contribuições online até 20 de novembro

26/10/23 11:47 , 21/11/23 08:58 | 1560
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está construindo o seu plano de cultura para fortalecer e valorizar a diversidade dos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá. O plano vai guiar a atuação da universidade no campo da cultura e da arte nos próximos dez anos. Nesta etapa, a UFRB convida gestores(as) públicos(as), artistas e todos(as) interessados(as) em cultura para participar, enviando sugestões até o dia 20 de novembro, por meio de formulário online.

O lançamento da consulta pública ocorreu na última sexta-feira (20), durante a abertura do Festival Paisagem Sonora, que é um espaço de formação e celebração da arte e da cultura através da música há 10 anos em Santo Amaro. Em sua quinta edição, o festival, promovido pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e pela Funarte, trouxe a música como representação de culturas, afirmação identitária, compartilhamento de saberes, diálogos interculturais e inovação tecnológica.  

No lançamento do plano, Luciano Simões, professor do CECULT, relembrou o começo da institucionalização da política de cultura da UFRB, em 2017, durante a sua atuação como gestor de cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). “Identificamos que a arte e a cultura eram citadas nos documentos da universidade, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), mas não existiam propostas concretas para a atuação da UFRB”, analisou Luciano.

Para avançar na normatização da política cultural, o grupo de trabalho, constituído por docentes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), do CECULT e gestores(as) da PROEXC,  mapeou a atuação de todos os sete Centros de Ensino da UFRB no campo da cultura. Esse processo de diagnóstico possibilitou identificar os eixos de atuação da UFRB.

A realização do Seminário Cultura e Universidade, em 2018, definiu o modelo de governança e desenhou os próximos passos. A regulamentação da política cultural aconteceu em 2019, com a publicação da Resolução CONAC Nº 34/2019, que determinou a criação do Fórum de Cultura (FORCULT) e as diretrizes para a construção do plano de cultura. Em 2022, o Fórum de Cultura ganhou forma e hoje é constituído por 32 membros, com representação da sociedade civil e das três categorias da universidade: docentes, discentes e técnicos/as.

A comissão executiva do FORCULT construiu a minuta do plano e abriu para consulta pública, com o objetivo de ampliar o debate sobre a atuação da UFRB no campo da cultura e da arte. O documento produzido pelo Fórum segue disponível para leitura e avaliação. São 15 objetivos, 05 estratégias e 27 metas, sujeitas a revisão e ampliação a partir das colaborações recebidas. 

“Para os próximos dez anos, o plano será um farol para as políticas públicas, para a ampliação dos nossos espaços, revitalização de espaços culturais e ampliação da política de bolsas para as culturas de um modo geral. É muito importante que a comunidade possa olhar para esse plano, se ver nele, e interagir com ele”, afirma o pró-reitor Danillo Barata.

Presente na mesa de lançamento do plano, Maria Mariguella, presidenta da Funarte, teceu colaborações sobre como deve ser a construção de um plano e demonstrou entusiasmo com a criação e o avanço da federal do Recôncavo. “A UFRB é a vitória do povo, é uma vitória coletiva, é uma vitória nossa, é a vitória de uma política emblemática na história do país, que é a política de expansão universitária, tendo a universidade no centro da emancipação do povo brasileiro”, afirmou.

A consulta pública ficará disponível até o dia 20 de novembro de 2023. No formulário, há perguntas e também um campo aberto, destinado para o envio de áudio ou vídeo, para quem preferir se comunicar utilizando essas linguagens. Essa etapa de ampla participação da sociedade civil e dos(as) discentes, técnicos(as) e docentes da UFRB fortalece a construção democrática da política de cultura, alinhada à diversidade e à pluralidade cultural, características das expressões dos territórios. O Plano de Cultura reforça o comprometimento da política cultural da Universidade com o desenvolvimento social, tecnológico e sustentável.

Confira a minuta do Plano de Cultura.

Acesse e contribua com a consulta pública.

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!