Fechar
Página inicial Notícias UFRB é parceira na realização do Festival da Cerâmica Maragogipinho, de 13 a 19 de novembro
Evento

UFRB é parceira na realização do Festival da Cerâmica Maragogipinho, de 13 a 19 de novembro

07/11/23 09:08 , 09/11/23 11:10 | 1284
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estará presente no Festival da Cerâmica em Maragogipinho, distrito de Aratuípe, que acontece de 13 a 19 de novembro. A realização do evento é uma iniciativa do Governo da Bahia por meio do Programa Artesanato da Bahia, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além da UFRB, o Ministério da Cultura (Minc), as Secretarias da Cultura (Secult) e Turismo (Setur) e a Prefeitura de Aratuípe também são parceiros na promoção do Festival. 

O festival é um marco para Maragogipinho, conhecido como o maior polo ceramista da América Latina, com cerca de 150 olarias. O evento reunirá artesãos, lojistas, oleiros e autoridades em celebração à produção artesanal, legada por mestres e artesãos locais há séculos. A partir deste ano, o Festival da Cerâmica em Maragogipinho se tornará parte do calendário cultural da Bahia.

O evento terá uma caravana de cadastramento de artesãos, espaços de comercialização e exposição, além de oportunidades de negócios, como rodadas, painéis e oficinas de capacitação. Ainda como parte da programação do evento, acontecerá a Feira Gastronômica, de 17 a 19 de novembro. Como atrações musicais, já estão confirmados os shows de Roberto Mendes e Jau (17/11); e Sued Nunes e Lenine (18/11).

Durante o festival, será apresentado um mapa interativo que fornece informações detalhadas sobre olarias e produção de cerâmica da região, acessível por meio de um QR code. Esse recurso é valioso para divulgar o artesanato local, destacando a diversidade de estilos e técnicas disponíveis.

Os visitantes poderão adquirir peças - como louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas -, criadas partir de influências indígenas, com pintura artesanal em tauá, pigmento natural de argila em vermelho, e em tabatinga, de tom branco.

Para o artesão Adélio Prado, o festival é essencial não apenas para a cerâmica, mas para preservar a herança cultural transmitida de geração em geração. "É uma bênção para nós, oleiros de Maragogipinho, e para a história de nossa amada localidade. Somos guardiões de uma tradição que atravessa séculos, uma herança que aprendemos com nossos antepassados. A cerâmica que produzimos não é apenas argila moldada; é a essência de nossa cultura e identidade".

Juremar Oliveira, secretário em exercício da Setre, destaca o papel do festival em incentivar o trabalho dos mestres e artesãos de Maragogipinho. "Oferecendo destaque para a exposição e venda de suas obras, valorizamos suas habilidades, criatividade e contribuímos para a perpetuação desse patrimônio cultural. Além disso, o festival impulsiona a economia local e reconhece o valor do trabalho desses mestres e artesãos, incentivando-os a aprimorar técnicas e criar peças únicas que encantam a todos".

O objetivo central do festival é apoiar artesãos locais, proporcionando um espaço direto para a venda de suas peças de cerâmica, estimulando a economia local, gerando renda, preservando tradições culturais e reunindo artistas de municípios que integram a Rota Artesanal Boi Bilha.

Nesse sentido, a UFRB atuará para a promoção da patrimonialização e valorização da arte feita no distrito, por entender a produção artesanal da cerâmica de Maragogipinho não apenas como traço identitário da comunidade local, mas também como importante fonte de renda para as famílias envolvidas.  A Universidade também terá papel no registro e memória do fazer saber dos mestres e artesãos. Para isso, estudantes e professores(as) da instituição estarão envolvidos em iniciativas de formação e difusão do conhecimento tradicional, possibilitando, assim, um intercâmbio de saberes. 

Danillo Barata, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFRB, explica que o envolvimento da Universidade em ações como o Festival da Cerâmica em Maragogipinho vai ao encontro da missão da UFRB de incluir e valorizar a cultura do Recôncavo. “A Universidade se coloca  como parceira do festival porque compreende o conhecimento produzido, o artesanato feito pelas mãos dos mestres e artesãos, como tradições que precisam ser preservadas e ter a visibilidade necessária para que se perpetuem”, afirmou.

Tradição

Localizado a 71 quilômetros de Salvador pela BR-101, Maragogipinho é um distrito famoso por sua tradição ceramista, com a maioria dos habitantes envolvidos na produção artesanal. Dezenas de olarias locais contribuem para uma produção contínua de cerâmica, herança familiar que atravessa gerações. O processo de modelagem manual foi aprimorado com o uso de tornos manuais e elétricos, bem como com o emprego de moldes, elevando a técnica ancestral a novos patamares.

Texto de Tácio Santos/GOVBA (com adaptações).

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!