Fechar
Página inicial Notícias Reitoria da UFRB recebe comitiva que reivindica campus da Universidade em Nazaré
Institucional

Reitoria da UFRB recebe comitiva que reivindica campus da Universidade em Nazaré

22/11/23 10:27 , 22/11/23 10:52 | 1356
imagem sem descrição.

A implantação de um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Nazaré foi pauta de uma reunião realizada na sexta-feira (17), na Sala dos Conselhos, no Campus Cruz das Almas. Representantes dos poderes executivo e legislativo e membros da sociedade civil da cidade participaram do encontro com a reitora Georgina Gonçalves e Silvio Luiz Soglia, chefe de gabinete da Reitoria. 

O campus de Nazaré estava previsto no projeto original de criação da UFRB, porém uma série de entraves orçamentários, financeiros, além do cenário político dos últimos anos, impossibilitou sua efetiva implantação. Nesse sentido, a reunião buscou retomar as discussões e articular estratégias para dar continuidade à antiga reivindicação da comunidade. “Esse é um momento importante em que estamos aqui reunidos: o poder executivo, legislativo e a sociedade civil. É importante para retomar a [implantação da] Universidade em Nazaré. A gente está aqui imbuído para dar todo o suporte para que a Universidade se estabeleça na cidade de Nazaré”, afirmou Eunice Peixoto, prefeita de Nazaré. A gestora municipal ainda lembrou o impacto que a chegada da Universidade pode trazer à região, citando as cidades de Aratuípe, Jaguaripe, Muniz Ferreira, Salinas e São Roque como alguns dos municípios que serão beneficiados com a implantação. 

A reitora da UFRB ratificou o interesse da Instituição em estar em Nazaré, mas esclareceu que a implantação depende de outros aspectos, como a disponibilização de códigos de vagas, pelo Ministério da Educação (MEC), para a contratação de docentes e técnicos, por exemplo. Por isso, Georgina Gonçalves declarou empenho nas tratativas e articulações para contornar os entraves: “Nós temos uma janela política importante no sentido de retomar a bandeira e a agenda do campus de Nazaré. A gente está fazendo essa primeira reunião e pode estabelecer uma agenda para fazer outras. Vocês podem contar conosco. A gente tem muito que caminhar nos corredores de Brasília, sensibilizando agentes políticos e parlamentares”. 

Ela ainda reafirmou que a pauta do Campus Nazaré também é compartilhada pela comunidade da UFRB. “O compromisso da Universidade continua nos mesmos moldes, nós temos intenção sim. Acho que é um compromisso com a região, é um compromisso sobretudo com o nosso projeto, da nossa Universidade, da gente com a gente mesmo”, assegurou a reitora.

Diante do compromisso ratificado pela gestão da UFRB, Hipólito de Brito, do Movimento "UFRB em Nazaré já", declarou a reunião proveitosa. “A gente sai daqui feliz, contemplado e motivado para trabalhar nesse grupo de trabalho, que vai pensar junto com a Universidade, pensar a estruturação dos novos cursos, com os novos elementos, com os novos projetos que vão ser desenvolvidos no Recôncavo da Bahia e no entorno de Nazaré, e a gente vem trazendo para responsabilidade não só os nazarenos e nazarenas, mas uma população de mais de 300 mil habitantes do entorno e que estão no vazio, em um território que não tem nenhuma instituição de nível superior”, afirmou Hipólito. 

Também participaram da reunião Ben-Wilson Brito de Souza Júnior, vice-prefeito de Nazaré; Nagib Elias Boeri Neto, presidente da Câmara de Vereadores de Nazaré;  Isleide Mª Brasil Embiruçu Prazeres, secretária de Educação; Leonam Torres de Jesus, secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente; os vereadores Laura Cristina dos Santos e Raimundo Costa Júnior; Hilda Brito da Silva de Jesus, presidente da Câmara de Dirigentes Lojista de Nazaré (CDL); os professores Evandro de Queiroz e Silva, Antônia Marta Costa dos Reis e Marcus Cézar Costa Plácido; Maria Jesus Pinto Costa, coordenadora pedagógica; Antônio Pimentel, médico; e Antônio César Galvão, estudante.

Confira as imagens de registro da reunião:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!