Fechar
Página inicial Notícias UFRB capacita terceirizados sobre combate ao racismo e segurança da informação
INSTITUCIONAL

UFRB capacita terceirizados sobre combate ao racismo e segurança da informação

30/11/23 16:28 , 06/12/23 14:24 | 1018
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu, no mês de novembro, duas capacitações para terceirizados do campus de Cruz das Almas. A primeira delas foi a Oficina do Programa de Combate ao Racismo Institucional; e a outra ação tratou de segurança da informação.

A oficina que tratou do combate ao racismo aconteceu nos dias 10 e 17, tendo como público-alvo porteiros e vigilantes da UFRB. Participaram mais de 120 funcionários, divididos entre os dois dias. Cada encontro possui quatro etapas: apresentação do conceito de racismo; dinâmicas com o público; identificação de situações de racismo no ambiente de trabalho; e sugestões de combate. 

A realização desse curso é uma promoção da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e da Coordenadoria de Serviços Operacionais (CSO), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (PROAD), e faz parte de um conjunto de oficinas do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). O objetivo é capacitar colaboradores para que identifiquem situações de racismo presentes na Universidade e saibam atuar diante delas.

A ampliação do público-alvo e a oferta da oficina em outros campi estão nos planos dos organizadores, como aponta Denize Ribeiro, pró-reitora da PROPAAE. “A gente pretende alcançar e ir identificando situações de racismo, como ele se apresenta, pra gente poder também através das políticas afirmativas desenvolver ações e políticas de combate [ao racismo institucional]”, afirmou. 

combate racismo1

Evento de Segurança da Informação 

O evento “Segurança da Informação - você sendo um firewall humano” aconteceu no dia 18 de novembro, no campus de Cruz das Almas. A realização foi do Núcleo de Segurança da Informação, da  Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). A atividade foi voltada para os funcionários terceirizados da vigilância, portaria e limpeza da UFRB. Estiveram presentes 67 participantes.

A ação teve o objetivo de ajudar a promover uma visão mais ampla sobre a segurança da informação, reforçar a cultura institucional nesse aspecto, reduzir dúvidas sobre o assunto, além de chamar a atenção sobre as responsabilidades quanto ao sigilo e a proteção de dados institucionais. 

O título do evento foi escolhido para estimular nos participantes um comportamento de “firewall humano" — firewall é um dispositivo de segurança que faz um filtro de quem é permitido ou não acessar uma rede —, ou seja, remete à ideia de usuários mais atentos e alertas quanto aos perigos do mundo digital. 

Segundo a COTEC, estuda-se a possibilidade de realizar outros eventos para abranger a participação de mais colaboradores terceirizados.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!