Fechar
Página inicial Notícias Nova edição da Revista Extensão, da UFRB, aborda cidadania e coletividade
Publicação

Nova edição da Revista Extensão, da UFRB, aborda cidadania e coletividade

06/12/23 14:04 , 06/12/23 14:04 | 881
imagem sem descrição.

Com 16 relatos de experiências, quatro artigos e uma entrevista, a Revista Extensão, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), publica sua edição de número 24. Na capa, a foto das mulheres indígenas Uma, Bunke Inani e Nixiani, do povo Huni Kui numa roda de conversa sobre saberes de comunidades tradicionais dá o tom para o tema da edição: “Cidadania e coletividade em suas diferentes perspectivas".

A estudante de Direito, Juliana Santos dos Anjos, presidenta da Clínica de Combate à Superexploração do Trabalho (CCST) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em entrevista ao periódico, relata as barreiras que as trabalhadoras domésticas brasileiras enfrentam no acesso à cidadania. Juliana destaca avanços normativos da categoria e a importância de garantir  formalização,  valorização,  proteção social e direitos trabalhistas. A CCST, um projeto de extensão da UFBA, a partir de uma relação de troca e escuta, atua com conscientização e assistência jurídica a trabalhadoras domésticas de Salvador e região metropolitana.

Dentre os trabalhos publicados na nova edição, estão “Pensamento feminista negro na universidade: projeto de extensão e letramento racial” e “Vivências de mulheres marisqueiras: segurança, trabalho e saúde”. Ambos são relatos de experiências, que tratam, respectivamente, do cotidiano universitário em estudo de gênero e raça, e de oficinas de saúde e segurança no trabalho ministradas para marisqueiras.

Com dossiê intitulado "Meio ambiente na perspectiva agroecológica", a 25ª edição do periódico está em processo de elaboração e será publicada em março de 2024.  

Histórico

A Revista Extensão, publicada desde 2011, tem o compromisso de fortalecer a extensão universitária e a cultura com a divulgação de ações extensionistas, por meio de artigos científicos, relatos de experiências e entrevistas. Com edições semestrais, o periódico valida tanto o conhecimento tradicional quanto o científico, reforçando a relação indissociável entre cultura, ensino, pesquisa, extensão e políticas afirmativas.

Leia a edição de número 24.

Mais em https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/revistaextensao.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!