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PÓS-GRADUAÇÃO

CAPES financiará mestrado da UFRB para fortalecer políticas afirmativas e diversidade

08/12/23 15:32 , 08/12/23 16:41 | 1339
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O projeto “Impacto da formação stricto sensu de profissionais da educação na área de tecnologia assistiva, inclusão e diversidade: contribuições para o desenvolvimento de produtos educacionais”, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para receber apoio financeiro voltado à formação de recursos humanos de alto nível e à pesquisa acadêmico-científica.

O projeto faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID) e vai receber, de 2024 a 2028, cerca de R$ 1.450.472 para o pagamento de bolsas de estudo e custeio (diárias, passagens, eventos, entre outros). Serão concedidas dez bolsas de mestrado, duas de doutorado e duas de pós-doutorado, para a formação de professores e pesquisadores em temas relacionados a políticas afirmativas e diversidade na educação.

A proposta, apresentada pela professora Susana Couto Pimentel, do PPGECID, foi aprovada em 2º lugar, no eixo temático "Avanços para autonomia e tecnologia assistiva na educação", do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Políticas Afirmativas e Diversidade, da CAPES.

O objetivo da proposta é analisar o impacto social da formação stricto sensu (mestrado e doutorado) de profissionais da educação, na área de Tecnologia Assistiva, Inclusão e Diversidade, para o desenvolvimento de produtos, equipamentos, serviços e métodos pautados no desenho universal e voltados para pessoas com deficiência. Profissionais capacitados são mais propensos a implementar práticas pedagógicas eficazes, utilizar tecnologias assistivas de maneira adequada e promover ambientes educacionais mais inclusivos. 

Segundo Susana, que coordena o projeto, o edital da CAPES requeria que o PPGECID, como proponente, tivesse parceria com outro mestrado da mesma área, em outra região geográfica. A instituição parceira escolhida foi a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus Alegre, que tem o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC). "O edital traz uma perspectiva extensionista e, nessa perspectiva, pretendemos trabalhar com professores da Educação Básica e em eventos nacionais e internacionais, nesses cinco anos", afirmou.

O projeto prevê o envolvimento de dez pesquisadores da UFRB – vinculados ao PPGECID e ao Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (PPGGPP) –, em parceria com professores do PPGEEDUC/UFES; além de estudantes de mestrado dos programas de pós-graduação.

A coordenadora do PPGECID, professora Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, afirmou que "o projeto aprovado prevê uma série de atividades relacionadas aos produtos educacionais que são elaborados através de pesquisas desenvolvidas no mestrado". Para ela, a aprovação do projeto na CAPES "vai fortalecer as ações do mestrado profissional e a qualidade das atividades e, por consequente, pode aumentar a nota de avaliação do curso". 

PDPG/CAPES

O objetivo do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação - Políticas Afirmativas e Diversidade (PDPG), da CAPES, é propiciar formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, de excelência em temas relacionados a políticas afirmativas e diversidade.

PPGECID/UFRB

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID), da UFRB, busca fazer a interface entre educação científica, diversidade e inclusão, trazendo possibilidades de contribuir para a compreensão, valorização e inserção social de segmentos historicamente excluídos, com vistas a promover a atuação crítica e o embate de educadores contra os processos de segregação que ao longo da história tem se constituído realidade.

Mais na página da PPGECID.

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