Ir para o conteúdo
GovBR
Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias Nova instrução garante mais acessibilidade e inclusão de pessoas surdas usuárias de Libras na UFRB
Pós-graduação

Nova instrução garante mais acessibilidade e inclusão de pessoas surdas usuárias de Libras na UFRB

14/12/23 11:19 , 20/12/23 16:19 | 3117
imagem sem descrição.

Com a finalidade de promover acessibilidade e inclusão nos cursos de pós-graduação stricto sensu, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), publica Instrução Normativa (IN) que regulamenta exames de proficiência para pessoas surdas usuárias da  Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Indígenas.

De acordo com o documento, as pessoas surdas usuárias de Libras poderão usar a Língua de Sinais como a primeira língua e o Português como a segunda. Já os indígenas, que falam ou guardam a memória de uma língua indígena ou de uma língua indígena em processo de retomada, poderão usar uma delas como idioma estrangeiro para fins de proficiência.

A elaboração da nova instrução partiu da demanda apresentada por um programa de pós-graduação stricto sensu à Coordenação de Ensino de Pós-graduação (CEPG). Docentes do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID) contribuíram na construção da normativa. De acordo com Lucas Cerqueira, coordenador do CEPG, “esse envolvimento é fundamental para a construção de um ambiente participativo e colaborativo para a construção de soluções coletivas para o atendimento das demandas da comunidade acadêmica da pós-graduação da UFRB”.

Ainda segundo Lucas, a nova instrução é uma ação que busca contribuir para a garantia das condições necessárias e a eliminação de barreiras que dificultam o acesso à educação em todos os níveis para a pessoa com deficiência. Além disso, a normativa reconhece as línguas indígenas como importante patrimônio cultural e imaterial do país, bem como valoriza a sua riqueza e diversidade.

Saiba mais

A IN detalha como deverá ser a comprovação da fluência na língua indígena: o estudante deve apresentar declaração, assinada por uma liderança reconhecida de sua comunidade, sobre a sua condição de fluente em alguma língua indígena, para efeitos de aproveitamento da proficiência.

Nos dois casos — de estudantes indígenas e surdos usuários de Libras —, a comprovação de proficiência ou requerimento de aproveitamento deve ser entregue ao Colegiado, na forma e no prazo estabelecidos no regimento do Programa.

Importante destacar que as alterações trazidas pela mudança têm efeito imediato e valem para ingressantes e estudantes já ativos nos  programas de pós-graduação.

Mais inclusão

Além da IN nº 06, a PPGCI também dispõe da Resolução CONAC/UFRB nº 033, de 02 de outubro de 2018, que trata sobre o sistema de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a permanência de estudantes negras(os), quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência nos cursos dos programas de pós-graduação da UFRB.

Confira a IN nº 06 da PPGCI na íntegra.

Na dúvida, fale conosco!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.