Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/integracao_docentes

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Mensagem do Reitor aos novos docentes

Mensagem do Reitor aos novos docentes

26/08/08 16:13 , 13/01/16 15:35 | 1800
A Prograd realizou um Seminário de Integração dos novos docentes da UFRB no dia 26 de agosto no Campus Cruz das Almas. Na abertura do evento o Reitor Paulo Gabriel Nacif deu boas vindas, com a mensagem abaixo:

Mensagem aos novos docentes da UFRB

Prezados Professores e Professoras,

“ Diante da vastidão do tempo
e da imensidade do universo,
é uma grande alegria para mim compartilhar
um planeta e uma época com você “

Carl Sagan

Sejam bem-vindos à UFRB.  Esse é o sentimento e o desejo, não apenas da Reitoria, mas de toda a comunidade acadêmica, representada pelos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. Nas condições de Reitor e Vice-Reitor (mas, sempre professores), saudamos a todos os novos colegas e compartilhamos ainda a satisfação e a alegria em recebê-los.

Aos que chegam, queremos que não peçam licença, já esperávamos por vocês. Ocupem suas posições nesta caminhada e, imediatamente, comecem a garantir junto conosco a eficiência do caminhar. Ainda temos muito por fazer e a partir de agora vocês são protagonistas de mais um capítulo a ser escrito na história da UFRB e conseqüentemente da Bahia.

Após 60 anos a Bahia vive a incrível experiência de construir uma nova universidade federal. A conquista da UFRB foi resultado de uma luta memorável da qual os baianos de todos os cantos participaram e cabe a nós professores, pesquisadores, estudantes e técnico-administrativos a principal tarefa de instituir a universidade sonhada.

Mesmo tão jovem a UFRB recebe vocês com a honra de quem herda a tradição milenar de universidades como Bolonha e Pádova. Neste sentido, queremos nos tornar uma universidade plena, que seja muito mais que a soma de centros, cursos ou atividades isoladas. Queremo-nos capazes de compreender toda a riqueza e diversidade da cultura, da ciência e da arte que a humanidade desenvolveu, desenvolve e desenvolverá.

É formidável saber que estamos instituindo uma universidade no Recôncavo da Bahia: Neste espaço se vive uma das mais ricas experiências civilizatórias no Novo Mundo - síntese da convivência de grande diversidade de povos com trajetórias históricas, culturas e projetos distintos.

Não há como esquecer que existe hoje uma clara preocupação em orientar, em alguma medida, as funções universitárias para objetivos econômicos e socio-culturais específicos.  E, sem dúvidas, essa exigência de especificidade aparece claramente quando se trata de um território como o Recôncavo da Bahia.

A nossa universidade tem atribuições de articulação entre saber científico e a complexa realidade do Recôncavo.  A sua instalação neste território deverá somar à instituição, necessariamente, contornos sócio-espaciais pela incorporação, em determinado grau, do contexto econômico, político, cultural e histórico do seu entorno, nas funções que exerce.

Neste aspecto, sem perder a noção de universalidade, o Recôncavo pode ser assumido como “região de aprendizagem”, buscando-se ações sinérgicas entre a universidade e o referido território, de modo que ela contribua para a  constituição de competências regionais.

Notadamente numa universidade em formação é compreensível que o debate sobre a função social da universidade seja evidenciado. Para alguns, essa função deveria se concentrar na geração de conhecimento, independentemente da sua aplicabilidade imediata. Já para outros, a geração de conhecimento deveria ser diretamente orientada de acordo à sua aplicabilidade, seja econômica, através de novos produtos e processos, ou de pessoal formado de acordo ás exigências do mercado de trabalho, seja social, a partir da aplicação do conhecimento para resolver problemas sociais. Cria-se assim um debate, onde as posições tendem a se polarizar, entre aqueles que defendem a neutralidade da universidade e outros que por sua vez são acusados de instrumentalizar a sua atuação, descaracterizando sua função primordial, que é a geração de conhecimentos. Apesar dos acalorados debates, trata-se no fundo de um falso dilema que, espero, a UFRB ultrapasse rapidamente. A universidade não pode renunciar nunca a sua finalidade primordial, que é contribuir com o desenvolvimento das pessoas e gerar de conhecimento com qualidade. Sem isso ficaremos descaracterizados e perderemos o reconhecimento da sociedade. Mas evidentemente existe hoje um grande desafio: gerar conhecimento de qualidade que dialogue permanentemente com outros setores da sociedade que são, em última instância, os que sustentam e dão legitimidade à atuação da própria universidade.

Sempre que temos oportunidade pontificamos que a real essência da universidade não é, tão somente, o ensino, a pesquisa e a extensão, em si mesmo, mas principalmente os indivíduos envolvidos nesses processos. O ensino, a pesquisa e a extensão são importantes porque por meio deles a universidade ajuda a elevar a existência do ser no mundo. Mas devemos estar atentos: nós, professores, servidores, estudantes, cientistas, técnicos, cidadãos, somos os produtos verdadeiramente preciosos que são oferecidos à sociedade e nós, com a vontade de potência, nossa força humana, somos capazes de enriquecê-la e melhorá-la. Esse é o nosso papel: gerar pessoas, nos gerar, nos construir permanentemente e nos oferecer cada vez melhores à sociedade em que estamos inseridos e que nos mantém.

Com grande estima,

Paulo Gabriel Soledade Nacif