Fechar
Página inicial Notícias UFRB divulga seleção para Especialização em Promoção da Saúde na Escola, na modalidade EaD
PÓS-GRADUAÇÃO

UFRB divulga seleção para Especialização em Promoção da Saúde na Escola, na modalidade EaD

05/02/24 12:44 , 21/02/24 14:36 | 2620
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga processo seletivo para estudantes regulares na Especialização em Promoção da Saúde na Escola, na modalidade a distância (EaD), com aulas no semestre acadêmico de 2024.1. O curso destina-se a profissionais de educação e saúde, com diploma de nível superior, inseridos(as) em escolas públicas do estado da Bahia. São oferecidas 122 vagas.

As inscrições são realizadas, via internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), até 15 de fevereiro (prorrogado até 29 de fevereiro). Os candidatos devem anexar a documentação exigida no Edital Diversifica/CCS Nº 01/2024.

Das 122 vagas ofertadas, 48 são para ampla concorrência; 48 para reserva de vagas — autodeclarados(as) negros(as), quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência) —; dez vagas para participantes do Projeto Jovem Doutor em Itabuna (BA); seis vagas para professores(as) e/ou coordenadores(as) pedagógicos(as) de escolas públicas estaduais de ensino médio na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA); e dez vagas para servidores técnicos da UFRB.

Seleção

São duas etapas do processo seletivo: homologação das inscrições (etapa eliminatória); e avaliação da carta de intenções (classificatória).

O resultado final do processo seletivo será publicado em 8 de março, no endereço ufrb.edu.br/ccs.

A confirmação da intenção de efetivação de matrícula se dá por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., nos dias 11 e 12 de março. A matrícula acontece no período de 13 a 15 de março.

Especialização

A Especialização em Promoção da Saúde na Escola, na modalidade a distância (EaD), se insere na área de saúde coletiva, tendo como enfoque a promoção da saúde na escola e visa qualificar os profissionais de educação e saúde inseridos em escolas públicas estaduais de ensino médio da Bahia e, preferencialmente, que atuam na área de promoção da saúde escolar, preocupados(as) em aprofundar a formação científica e humanística, no campo da saúde coletiva, com enfoque na promoção da saúde na escola, por meio do embasamento teórico e experiência prático aplicada.

O curso faz parte das ações da Especialização em Promoção da Saúde na Escola Interdisciplinar: Rede Educação e Saúde em Escolas Públicas de Ensino Médio na Bahia, aprovado na chamada CNPq/MCTI nº 40/2022 – Linha 3B – Projetos em Rede – Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social – Projeto Humanidades 2022. O curso é desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), do Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – DIVERSIFICA, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)- Campus Santo Antônio de Jesus, e a Universidade de Brasília (UnB).

Confira o ediital Diversifica/CCS Nº 01/2024.

Saiba mais visitando a página do CCS sobre a seleção.

Na dúvida, fale conosco!