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ENSINO

UFRB tem três cursos selecionados no Programa Parfor Equidade, da CAPES

Instituição foi contemplada nas áreas de Educação Quilombola, Educação Especial Inclusiva e Educação Bilíngue de Surdos. Resultado final foi divulgado na sexta, dia 15, pela Capes.
20/03/24 10:19 , 20/03/24 12:08 | 1458
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A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve três propostas de cursos selecionadas pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), por meio do Edital conjunto Nº 23/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).

O programa tem a função de aproximar a educação superior e a básica, de modo que comunidades e escolas possam ser espaços de formação e pesquisa. Outro aspecto inovador é que mestres tradicionais de saberes reconhecidos nessas comunidades poderão ser formadores em atividades e disciplinas específicas.

Os cursos Licenciatura em Educação Escolar Quilombola - Pedagogia e Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Bilíngue de Surdos foram propostos pelo Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; e o curso Licenciatura em Educação Especial Inclusiva foi proposto pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

Os cursos Educação Bilíngue de Surdos e Educação Quilombola - Pedagogia foram contemplados com 70 e 80 vagas, respectivamente. O curso de Educação Especial Inclusiva foi contemplado com 80 vagas.

As três propostas de Cursos Parfor Equidade da UFRB, que foram apresentadas para aprovação da Capes na execução dos projetos pedagógicos, preveem formas diferenciadas de tempo, espaço e organização dos conhecimentos, considerando as especificidades do público que será atendido.

Parfor 

O Parfor Equidade é uma ação que visa oferecer oportunidade de acesso à formação específica de nível superior a professores(as) da Educação Básica que não possuem formação adequada na sua área de atuação nas escolas públicas. O objetivo é formar professores(as) em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, bem como educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.

Resultado do Edital CAPES Nº 23/2023.

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