Fechar
Página inicial Notícias UFRB entrega título de Doutor Honoris Causa ao Mestre Felipe Santiago
INSTITUCIONAL

UFRB entrega título de Doutor Honoris Causa ao Mestre Felipe Santiago

01/04/24 10:23 , 01/04/24 10:24 | 1875
imagem sem descrição.

O mestre de capoeira angoleiro mais velho em atividade, Felipe Santiago, 96 anos, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI), realizada na tarde da última quarta-feira, dia 27, no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Campus Santo Amaro.

Luan Sodré Trio, com músicas do álbum Afrodiaspórico, marcou a atividade musical em homenagem ao Mestre Felipe Santiago. Na sequência a mesa de honra foi composta pelas presenças da reitora e vice-reitor da UFRB, respectivamente, Georgina Gonçalves dos Santos e Fábio Josué dos Santos; as diretoras Rita de Cássia Pereira Dias, do CECULT e Creuza Souza Silva, do Centro de Formação de Professores (CFP); e o homenageado, Mestre Felipe Santiago.

Doutor Honoris Causa

O reconhecimento é conferido a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, não pertencentes ao quadro de servidores(as) efetivos(as) da UFRB, que se tenham distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das ciências, das artes, da filosofia, das letras, das culturas, do desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição seja ou tenha sido de alta relevância para o país ou a humanidade. A UFRB já concedeu o título doutor(a) Honoris Causa a seis personalidades: Kabengele Munanga, Mateus Aleluia, Ricardina Pereira da Silva (Dona Cadu), Marcio Meirelles, Paulo Klinger Tito Jacomine e Dalva Damiana de Freitas (Dona Dalva).

Felipe Santiago é a sétima personalidade de relevantes serviços prestados à sociedade que recebeu a honraria concedida pela UFRB. A proposta da homenagem é de autoria da professora Carolina Gusmão Magalhães, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e do professor Jean Adriano Barros da Silva, do CFP. Segundo Carolina, a propositura do título Doutor Honoris Causa ao Mestre Felipe vem da importância dele para a cultura afro-brasileira. “A capoeira está em 170 países hoje e o mestre é reconhecido como o mais antigo capoeirista em atividade no mundo. E ele está em um município sediado pela UFRB. Então, a gente disse 'será a UFRB a entregar esse título honorífico'”.

Mestre Felipe

Angoleiro mais velho em atividade na cidade de Santo Amaro, Mestre Felipe começou a praticar capoeira, em 1945, com o angoleiro Mestre Arlindo; em 1947, passou a ser aluno do Mestre Vivi de Popó. Mestre Felipe é um dos maiores compositores de música de capoeira do Recôncavo. Já participou nas gravações de CD’s de capoeira, a exemplo dos discos “Salve Deus e Salve a Pátria”, em 2001, e “Vamos Vencer Camará”, de 2003. Confecciona artesanatos e participa de inúmeras rodas de samba.

Galeria:

Transmissão ao vivo:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!