Fechar
Página inicial Notícias UFRB lança série de mini documentários homenageando mestres e mestras da cerâmica
Audiovisual

UFRB lança série de mini documentários homenageando mestres e mestras da cerâmica

17/05/24 08:30 , 28/05/24 13:54 | 1764
imagem sem descrição.

“Em Torno do Barro” é uma série de minidocumentários que mergulha no fascinante universo da cerâmica e apresenta talentosos mestres e mestras do saber popular das olarias de Maragogipinho e Coqueiros, na Bahia. Composta por 10 episódios, cada um revelando segredos e técnicas desse saber tradicional, a série terá episódios lançados semanalmente no Instagram da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), oferecendo uma experiência única de descoberta e apreciação.

O ponto alto dessa jornada será o lançamento da versão completa do documentário na cidade de Maragogipinho, previsto para o segundo semestre de 2024. A partir de 16 de maio, com a divulgação do trailer de “Em Torno do Barro”, todas as quintas-feiras, a página da PROEXC vai publicar um minidocumentário, apresentando os saberes e os artistas por trás da arte da cerâmica.

Os mestres e mestras destacados na série - Mestre Zé, Mestra  Dadá, Mestre Rosalvo, Mestre Toddy, Mestre Padre, Mestre Vitorino, Mestra Enoé, Mestre Almerentino, Mestra Lourdes e Mestra Cadu - foram premiados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no primeiro festival da Cerâmica Maragogipinho, ocorrido no segundo semestre de 2023.  A ideia do festival e do lançamento do documentário é homenagear o artesanato produzido na região.

"A UFRB está comprometida em consolidar-se como uma universidade pluriepistêmica, promovendo a integração entre o conhecimento acadêmico e os saberes populares", afirma o pró-reitor de Extensão e Cultura, Danillo Barata. "O objetivo deste e de outros projetos da nossa Universidade é valorizar o diálogo e a memória dos saberes tradicionais, fortalecendo o reconhecimento de sábios tradicionais como pares, e a relevância das dimensões étnico-racial, política, cultural, ambiental, pedagógica e epistemológica".

Localizado no baixo sul da Bahia, Maragogipinho é um vilarejo com aproximadamente 3 mil habitantes - distrito do município de Aratuípe. À beira dos rios Maragogipinho e Jaguaripe, reúne mais de 140 olarias de produção artesanal. A tradição é passada de geração em geração, na região reconhecida pela Unesco como o maior Polo de Cerâmica Artesanal da América Latina.

Já Coqueiros, distrito da cidade Maragojipe, está às margens do rio Paraguaçu. A região se destaca na produção ceramista do Recôncavo, uma tradição que é protagonizada por mulheres. As panelas e itens de cozinha produzidos em Coqueiros são famosas por resistirem a altas temperaturas.

A série “Em Torno do Barro” foi produzida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFRB, em parceria com o Ministério da Cultura, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.

Confira o trailer:

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!