Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/visita_ford

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Comitiva da UFRB visita o Complexo da FORD em Camaçari para avaliar parceria

Comitiva da UFRB visita o Complexo da FORD em Camaçari para avaliar parceria

03/10/08 11:25 , 13/01/16 15:35 | 4869
visita-ford.jpg
Os Professores do CETEC/CCAAB, Celso L B Oliveira, Ruth E. da Silva, Jorge Rabelo, Sivanildo Borges/Ana Cristina Soares e Clóvis Peixoto visitaram as instalações do Complexo FORD Camaçari no dia 01/10/08, em complementação ao primeiro encontro ocorrido em 13/06/08 para aprofundamento na discussão de parceria nas áreas de formação de profissionais nas terminalidades em Engenharia – oriundos do Cursos de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas/BCE&T, no desenvolvimento de produtos, estágios e complementação na formação acadêmica de tecnólogos da FORD.

O Prof. Celso Oliveira, Diretor do CETEC e representante da Reitoria avaliou com otimismo essa possibilidade de atender a formação dos futuros engenheiros do BCE&T para atender às expectativas da indústria automotiva, nas suas mais diversas necessidades de profissionais, sem perder de vista a qualificação desses futuros egressos para as mais diversas demandas do atual e dinâmico mundo do trabalho.

A Profª Ana Cristina Soares, na condição de Assessora da Reitoria para Cooperação Internacional e membro do Grupo de Pesquisa do TECSISAL, apresentou o estágio atual em que se encontra a pesquisa desse grupo, os avanços e dificuldades encontradas para aprovação de projetos mais abrangentes sobre a cultura do Sisal e o aproveitamento dos seus subprodutos e as implicações ambientais e sociais da modernização do cultivo para atender as demandas da indústria automotiva. Oportunidade em que a equipe da Diretoria da FORD se predispôs a somar esforços para negociar junto às Secretarias e o Governo do Estado para a viabilização desses projetos. O Prof. Sivanildo Borges demonstrou também a viabilidade de participação da área da química no desenvolvimento de produtos e tecnologias demandados pela FORD. O Prof. Jorge Rabelo observou também que a formação dos nossos alunos pode ser reforçada e estimulada por visitas aos laboratórios existentes no Complexo da FORD e os alunos verificarem a aplicação e, em escala industrial, o conjunto dos princípios da Física e Matemática apresentados nos componentes curriculares básicos dos nossos cursos.

Os dirigentes da FORD demonstraram interesse de concretizar um Convênio “guarda-chuva” com a UFRB, tais como; os que já têm com a UFCG/UFPB, UFBA, PUC/MG, UNIFACS, SENAI/CLIMATEC/ITA, e as possibilidades ficaram de ser definidas após apresentação de minutas de convênio a serem encaminhadas pelo Prof. Clóvis Peixoto, Assessor para Parcerias Institucionais da UFRB.

O Prof. Celso ampliará as discussões sobre as possibilidades de participação de mais docentes e das áreas do conhecimento do CETEC e da UFRB possibilitando um maior envolvimento institucional.

O Profº Denis Petrucci, coordenador do Curso do BCE&T, mentor e “arquiteto” da estrutura acadêmica do Curso não pode se fazer presente, em virtude de estar fora do Estado por motivo de óbito do seu genitor.

Abaixo a agenda cumprida durante a visita.
{gallery}noticias/visita_ford{/gallery}

Na dúvida, fale conosco!