Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem consultar suas notas e utilizá-las para concorrer a vagas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, 16, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta edição, o exame contou com 4,8 milhões de inscritos e registrou índice de presença de 72%.
As notas individuais estão disponíveis na Página do Participante, onde é possível conferir a pontuação da redação, que varia de zero a mil pontos, e o desempenho em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Para os treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será divulgado em até 60 dias após a publicação dos resultados.
Com essas notas, os participantes podem disputar uma das 2.744 vagas ofertadas pela UFRB em 55 cursos de graduação pelo Sisu 2026, para ingresso no primeiro e no segundo semestres letivos. As oportunidades estão distribuídas entre ampla concorrência, com 1.155 vagas, e as reservas previstas na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e nas modalidades de ações afirmativas adotadas pela Universidade, que totalizam 1.589 vagas.
As inscrições no Sisu são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo portal do programa, no período de 19 a 23 de janeiro de 2026. Podem concorrer às vagas na UFRB candidatos(as) que tenham concluído o ensino médio ou curso equivalente, participado de uma ou mais edições do Enem nos anos de 2023, 2024 ou 2025 e que não tenham obtido nota zero na redação.
O Sisu 2026 contará com uma única Chamada Regular, cujo resultado final e convocação dos(as) candidatos(as) serão divulgados em 29 de janeiro de 2026. A entrada na UFRB obedecerá rigorosamente a ordem de classificação dos(as) candidatos(as), em cada uma das modalidades de vagas previstas. Quem não for selecionado nesta etapa poderá participar da Lista de Espera, manifestando interesse no portal do Sisu, no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026.
Além do acesso às vagas no ensino superior, o desempenho no Enem 2025 também pode ser utilizado para concorrer a bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e, para quem atendeu aos critérios estabelecidos, solicitar a certificação de conclusão do ensino médio. Para esta finalidade, é necessário ter indicado a opção no momento da inscrição e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Confira os resultados individuais do Enem 2025.
Acesse o quadro de vagas da UFRB no Sisu 2026 em: ufrb.edu.br/portal/sisu.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.