Fechar
Página inicial Notícias UFRB conquista 10 novos Programas de Residência e amplia formação na área da saúde
Pós-graduação

UFRB conquista 10 novos Programas de Residência e amplia formação na área da saúde

Universidade passa a contar com 15 residências e reforça atuação no SUS.
29/01/26 13:39 , 29/01/26 13:43 | 83
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve a aprovação de 10 novos Programas de Especialização na modalidade de Residências na área da saúde, com financiamento de bolsas pelo Ministério da Saúde e início previsto para 2026. Com a ampliação, a UFRB passa a contar com 15 Programas de Residências, ofertados pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus, e pelo Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), campus de Cruz das Almas.

Ao todo, serão disponibilizadas 36 novas vagas, totalizando 64 vagas em todos os Programas de Residência da UFRB. O ingresso de novos residentes ocorre por meio do Exame Nacional de Residência (ENARE) para os cursos do CCAAB e por seleções próprias realizadas pela Universidade para os cursos do CCS.

O próximo período de admissão pelo ENARE acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro, com divulgação do resultado final no dia 5 de fevereiro, incluindo a classificação dos candidatos e o cadastro de reserva. Os interessados devem acompanhar o calendário oficial no site do ENARE. Já as seleções conduzidas pela UFRB serão divulgadas no site do Centro de Ciências da Saúde.

Os novos programas aprovados no CCS são: Enfermagem obstétrica, Atenção ao Câncer e Multiprofissional em saúde da Família, com ênfase em População Negra, Quilombola e das Águas. Este Centro já oferta as residências em: Nutrição clínica com ênfase em pediatria e terapia intensiva, Enfermagem com ênfase em cardiologia, Residência médica com ênfase em medicina de família e comunidade e Multiprofissional em saúde da família interiorizada. 

Para a professora Rosa Cordeiro, diretora do CCS, a aprovação das novas residências representa uma iniciativa de extrema relevância para o Recôncavo da Bahia. "Esses programas fortalecem a formação qualificada de profissionais de saúde comprometidos com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com a equidade, a integralidade do cuidado e o enfrentamento das desigualdades sociais e raciais que historicamente marcam a região", afirma.

"Além disso, contribuem de forma decisiva para a ampliação e qualificação da assistência à saúde, especialmente em territórios vulnerabilizados, reafirmando o papel estratégico da UFRB e do CCS no desenvolvimento regional e na consolidação das políticas públicas de saúde", complementa a diretora.

residência CCS
Novas residências em saúde na UFRB.

No CCAAB, os novos cursos aprovados são: Anestesiologia veterinária, Clínica cirúrgica de animais de companhia, Clínica médica de animais de companhia, Clínica médica e cirúrgica de grandes animais, Diagnóstico por imagem em medicina veterinária, Patologia animal e Patologia clínica veterinária. Eles se somam ao curso de Saúde Animal integrada à saúde pública, passando a compor o Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária da UFRB, que agora integra oito áreas de concentração.

“A nossa Residência é uma modalidade de treinamento em serviço que adota a concepção de formação multidisciplinar continuada para promover o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício da Medicina Veterinária, capacitando o(a) residente para a atuação em saúde animal, no SUS e nas demandas da sociedade no contexto de Uma só Saúde”, explica o professor Robson Bahia, vice-coordenador do Programa de Residência Integrado em Medicina Veterinária da UFRB.

Segundo o professor, cada área terá um eixo específico, atuando de forma integrada por meio de projetos de intervenção desenvolvidos junto ao Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFRB e em parceria com as Secretarias Municipais de Cruz das Almas e de outros municípios do Recôncavo da Bahia.

residência CCAAB
Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária.

Sobre as Residência da UFRB

As Residências da UFRB têm duração de dois anos e se caracterizam por uma formação intensa e qualificada em serviço, contribuindo diretamente para a formação de profissionais e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os cenários de prática incluem o Hospital Veterinário da UFRB, as Secretarias Municipais de Saúde de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Nazaré e de outros municípios baianos, a Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) e outros hospitais e serviços de saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Para Amália Sacramento, chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Programas Lato sensu da UFRB, a aprovação dos novos programas reflete o empenho de diversos setores da instituição. “Esta conquista é resultado do trabalho conjunto dos docentes dos Centros de Ensino, da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), da Comissão de Residência Médica (Coreme), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e da Reitoria da UFRB, em todas as etapas de aprovação dos cursos e na garantia das bolsas para os futuros residentes, assegurando o pleno funcionamento dos programas”, destaca. 

Para mais informações sobre as Residências, acesse ufrb.edu.br/ccs , @saisp.ufrb e @residenciamedvet_ufrb



Na dúvida, fale conosco!