Fechar
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/portugal
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Mobilidade estudantil entre UFRB e Instituto Politécnico de Bragança começa em 2009

Mobilidade estudantil entre UFRB e Instituto Politécnico de Bragança começa em 2009

27/11/08 13:53 , 13/01/16 15:34 | 3301
A UFRB firmou Convênio com o IPB - Instituto Politécnico de Bragança, em abril de 2008. Agora as duas instituições estão finalizando os trâmites para viabilizar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em atividade de intercâmbio.

Na manhã de 03 de dezembro, no auditório da PRPPG, em Cruz das Almas, o Vice-Presidente do IPB, Professor Luís S. Pais, fez uma apresentação sobre os 40 cursos de graduação e 26 cursos de mestrado que o IPB oferece; a estrutura da universidade; as parcerias que ela tem com países de língua portuguesa; e quais universidades federais brasileiras já enviam estudantes para a instituição. Também explicou como vai funcionar a mobilidade acadêmica entre a UFRB e o IPB.

Cada instituição poderá enviar para a universidade parceira até dois estudantes por semestre, para cursos correlatos. As universidades se comprometem, pelo acordo, a garantir alojamento e alimentação em restaurante universitário durante o período de funcionamento dos mesmos, nas respectivas instituições.

Em 2009 a UFRB deve receber dois estudantes portugueses e vai enviar o primeiro aluno para passar seis meses em Portugal: Ediclan Soares Machado, de Agronomia.

No caso de Portugal, Ediclan vai poder almoçar e jantar de segunda a sábado no RU do IPB. E no alojamento tem café da manhã. Já as refeições de domingo serão por conta do estudante.

As universidades portuguesas têm um custo anual para os estudantes. Com o Convênio, os estudantes brasileiros selecionados para o intercâmbio semestral não vão precisar pagar nada.

Ediclan, que está indo como pioneiro desta modalidade, pleiteia um intercâmbio desde 2006, quando ainda era estudante da Escola de Agronomia da UFBA. Quando soube do Convênio com o IPB, ele ‘correu atrás’. Enviou pedido de aceite para o IPB, foi aceito e procurou organizar a documentação para o intercâmbio, com a ajuda da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFRB. Ele conta que demorou mais de quatro meses para tudo ficar pronto e deve iniciar o intercâmbio em março de 2009.

A UFRB deve abrir edital para seleção de dois estudantes no início de 2009, que serão enviados em Setembro.

Para saber mais sobre os intercâmbios oferecidos pelo IPB, acesse www.ipb.pt/brasil

Mobilidade com outras instituições

Caso o estudante da UFRB tenha interesse em cursar até dois semestres em alguma universidade federal brasileira, é preciso observar o calendário de pedido de mobilidade e se existem vagas no curso de seu interesse. A partir daí, buscar preencher os requisitos para o intercâmbio. A mobilidade estudantil está sendo incentivada pelo REUNI e existe a previsão de liberação de bolsas destinadas para custear o intercâmbio. Na UFRB, a Professora Andréa Mendonça é a responsável pelas ações de incentivo à mobilidade.

{gallery}noticias/portugal{/gallery}
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!