Fechar
Página inicial Notícias Docentes tem até dia 20 para enviar Projetos para o Programa de Permanência Qualificada

10/03/09 02:00 , 13/01/16 15:34 | 2320
Os docentes interessados em orientar estudantes integrantes do PPQ deverão enviar o formulário de inscrição de projetos para o endereço virtual da PROPAAE entre os dias 26 de fevereiro e 20 de março de 2009.

Os estudantes estarão vinculados aos docentes pelo período médio de dois anos.

A seleção dos projetos enviados será realizada por uma comissão com representação das Pró-reitorias de Graduação, Pesquisa, Extensão e PROPAAE, e terá o resultado divulgado até o dia 31 de março de 2009.

O Programa de Permanência Qaulificada da UFRB/PROPAAE tem como objetivos:

1. Garantir a permanência dos estudantes dos cursos de graduação da UFRB, assegurando a formação acadêmica dos estudantes através de seu aprofundamento teórico por meio de participação em projetos de extensão, atividades de iniciação científica vinculada aos projetos de pesquisa existentes nos Centros, atividades de ensino/acadêmica relacionadas à sua área de formação e ao desenvolvimento regional.

2. Implementar na instituição a adoção de uma política de permanência associada à excelência na formação acadêmica.

3. Possibilitar maior interação entre o ensino, a extensão, a pesquisa, as políticas afirmativas e os assuntos estudantis.

4. Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural em articulação com o desenvolvimento regional.

5. Qualificar a permanência dos alunos integrantes do Programa de Políticas Afirmativas da UFRB.

6. Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão à atividade profissional.

7. Contribuir para reduzir o tempo médio de conclusão dos cursos de graduação.

8. Combater o racismo e as desigualdades sociais.

9. proporcionar à/ao estudante, orientado por profissional qualificado, o domínio de técnicas e métodos de pesquisa, ensino e aprendizagem, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa, do ensino e da aprendizagem.

c) promover a divulgação dos resultados das atividades científicas promovidos pela UFRB.

Os projetos enviados deverão contemplar um dos eixos mencionados:

EIXOS DOS PROJETOS

I. Desenvolvimento regional.

II. Contemporaneidade e diversidade.

III. Afrodescendência, políticas afirmativas e estudos étnico-raciais.

IV. Políticas de acesso, permanência e pós-permanência no Ensino Superior.

V. Educação, história e cultura.

VI. Gênero, sexualidade e juventude.

Leia o Edital.

Na dúvida, fale conosco!