Fechar
Página inicial Notícias Parceria entre SEC e UFRB rende bons frutos no Universidade para Todos

Parceria entre SEC e UFRB rende bons frutos no Universidade para Todos

04/03/09 08:30 , 13/01/16 15:34 | 2098
A parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já rendeu bons frutos através do projeto Universidade para Todos, que auxilia estudantes carentes no preparo para os vestibulares das principais instituições de ensino superior, especialmente as públicas. Dos alunos que tiveram freqüência na turma montada no Campus de Amargosa da UFRB, 71,05% conseguiram aprovação em quatro das principais universidades públicas no estado.

Trata-se ainda de um resultado parcial, visto que são apenas os dados da turma montada em Amargosa, com 50 alunos inscritos, dos quais 38 prestaram vestibular na UFRB, UNEB, UESC e UEFS e 27 conseguiram êxito. Outro fruto dessa parceria entre SEC e UFRB foi a ampliação do atendimento com a formação de dez turmas, implementadas em sete municípios do Recôncavo da Bahia: além de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Mutuípe e São Félix, preparando 500 alunos para concorrer às vagas nas universidades públicas na Bahia, estaduais ou federais.

"Pode-se dizer que esta parceria tem se constituído como uma das mais importantes na Região do Recônvavo, pela dimensão alcançada na reparação da desigualdade social", considera Maria Auxiliadora Farias, coordenadora de Ações Afirmativas da CODES/SEC. Ela entende que o Projeto Universidade para Todos, além de democratizar o acesso do aluno da escola pública à educação superior, também possibilita a permanência de estudantes universitários, graduandos das universidades, que recebem a bolsa auxílio para a ação pedagógica de monitoria.

Fonte: ASCOM - SEC

Na dúvida, fale conosco!