Fechar
Página inicial Notícias Programa oferece 600 bolsas para estudantes

Programa oferece 600 bolsas para estudantes

05/03/09 12:47 , 13/01/16 15:34 | 2437
Através da parceria entre o IEL Nacional, IEL/BA, SEBRAE, CNPq e SENAI, foi iniciada a 9º edição do PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - BITEC. São 600 bolsas por 6 meses para estudantes de graduação que possuam disponibilidade em desenvolver um projeto voltado aos interesses de alguma micro ou pequena empresa, sob a orientação de um professor universitário. O valor de cada bolsa para o estudante corresponde à R$ 300,00. O projeto objetiva atuar com foco na melhoria da empresa e que a partir do estudo aplicado em tecnologia ou outros temas promova condições reais em desenvolver-se economicamente no mercado.

O programa de bolsas objetiva contribuir para o aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras, desenvolver e preparar profissionais qualificados, engajar professores e pesquisadores nas demandas por atualização melhoria e inovação nas micro ou pequenas empresas.

Durante a realização do projeto, o estudante não pode ter vínculo empregatício com a empresa beneficiada, e poderá desenvolver o projeto na empresa, em casa e com reuniões com o empresário em carga horária flexível e acordada entre as partes. Após os 6 meses de desenvolvimento de projeto, o estudante entrega relatórios finais e concorre à uma premiação a nível Regional e Nacional e tem seu artigo publicado.

Para participar das Bolsas BITEC o estudante deve:

- Estar cursando ensino superior e/ou superior tecnológico, com 40% do currículo pleno do curso concluído, sejam de instituições públicas ou privadas, oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Educação ou de Instituições que compõe o Sistema SENAI;

- Ter disponibilidade de dedicar-se ao projeto semanalmente com visitas, reuniões na empresa, com o professor (orientador) – carga horária a combinar entre os participantes;

- Não trabalhar em regime de CLT na empresa a ser desenvolvido o projeto.

O estudante deverá identificar uma área de estudo de seu interesse com foco em tecnologia ou nas áreas disponíveis, prospectar alguma empresa (micro ou pequena) que possua necessidade de um processo de melhoria (Pode contar com indicações de colegas, professores, coordenadores do curso, empresas Jr, etc), de um projeto a ser desenvolvido durante 6 meses, e um professor da faculdade que possua conhecimento a cerca da área escolhida para estudo. A partir desses aspectos definidos, o estudante deverá contatar com IURI CAIRES através do 71 3343-1444 para preenchimento dos formulários de inscrição e elaboração do plano de trabalho.

O início dos projetos está previsto para Maio/2008. Contudo as inscrições ocorrerão até 31/03/2009.

Temas:

- Agronegócios;
- Biotecnologia;
- Controle e Processo Industriais;
- Eficiência Energética;
- Energias Renováveis;
- Engenharia;
- Empreendedorismo;
- Gestão;
- Gestão Tecnológica;
- Gestão Ambiental;
- Informação e Comunicação;
- Inovação;
- Logística;
- Nanotecnologia;
- Produção Alimentícia;
- Produção de Design;
- Tecnologia da Informação;
- Saúde e Segurança do Trabalho;

Qualquer dúvida pode contatar com Antonia Bizerra através do 71 3424-2558, maiores informações acesse: www.fieb.org.br/iel/bitec.

Na dúvida, fale conosco!