Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Protetor Facial de PVC Coronavírus CoVid-19
Início do conteúdo da página

Protótipo de Protetor Facial de PVC

gifprotetor
Protótipo de protetor facial de PVC desenvolvido por professores do Centro de Exatas e Tecnológicas (CETEC) e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da UFRB.

Temos aqui um proposta de fabricação de protetor facial de baixo custo que pode ser produzido pela própria população utilizando o um tubo de PVC de 100 mm de diâmetro, item encontrado facialmente na maioria dos comércios locais. Semelhante ao que acontece com a fabricação da máscaras faciais, para construir esse protetor, você irá precisar de um pouco de habilidade e algumas ferramentas, mas não se preocupe não é nada de outro mundo.

Para fabricar o protetor, você irá precisar de um serrote, de cola de PVC e um estilete e uma lixa 50, papel, algo cilíndrico com diâmetro de 20 e 15 cm, como, por exemplo, um pote de metal ou uma panela, simples não?! No vídeo tutorial, nós vamos explicar detalhadamente a construção do mesmo, mas veja bem, aquele foi nosso primeiro protótipo e ele já está bem legal! Por estar bem legal, nós também estamos fabricando aqui em nosso laboratório e pensando em maneira para deixar tudo mais simples ainda. Sempre que criarmos uma evolução vamos disponibilizar as instruções, e você também pode fazer o mesmo. A ideia é unimos força e construirmos algo de forma colaborativa, barata, viável e fácil.

No item abaixo chamado Projeto, está uma planta baixa com medidas mais detalhadas no que foi feito no vídeo. O item que chamamos de acetato, é aquela parte transparente, é o nome do material que usamos em nosso protótipo para o caso de você querer comprar. O que é importante são as medidas que usamos, porque não precisar ser exatamente um acetato, não é mesmo? Basta que seja um material razoavelmente transparente que servirá de barreira e que permita que você enxergue para onde vai.

Depois de construir seu próprio protetor, lembre que ele precisa ser higienizado sempre depois do uso, água e detergente para sujidade e álcool 70% para desinfecção, porque se tiver sujo de suor, saliva, só água e sabão resolve. Ah!! Você precisa continuar mantendo todas as precauções orientadas pelas Secretarias de Saúde, o protetor facial é mais um instrumento de enfrentamento ao COVID19, ok?!

Esse projeto que desenvolvemos está alinhado com um grupo chamado Corona Vidas coronavidas.net, um grupo de colaboradores voluntários que estão unidos para produção e doação de protetores faciais usando impressoras 3D e plástico injetável, vale a pena você conhecer o site e olhar a proposta do grupo, nossos grupos estão lá presentados pelo Hub de Cruz das Almas e de Feira de Santana.

Projetos

Acetato

Arco Externo

Arco Interno

Separadores

Tutorial

Grupo de Pesquisa

O MITEC - Modelagem e Instrumentação Tecnológica nas Engenharias e Ciência é uma grupo de pesquisa que reuni algumas áreas que representam alguns setores base de tecnologia, temos físicos, matemáticos e engenheiros em nosso grupo. A ideia do grupo é de disseminação de conhecimento científico e tecnológico, a partir do desenvolvimento de  kit´s didáticos, materiais educacionais e modelagem computacional. Além do docentes pesquisadores, formamos uma equipe com nosso alunos que nos ajudam consideravelmente no desenvolvimento de nosso projetos.

Contato

Karina Kodel - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Galeria

Fim do conteúdo da página