Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Corpo Docente Mídia e Sensibilidades

brasil 1  espanha



foto 2020   Amaranta César

Possui graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2008). Realizou estágio de pós-doutorado na New York University e na Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e coordena o Cachoeiradoc - Festival de Documentários de Cachoeira (BA). Coordena o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário. Integrou a equipe de curadoria do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília (2013, 2017, 2018). Tem participado de inúmeros festivais como júri, palestrante, conferencista. Tem apresentado trabalhos e publicado artigos com enfoque em cinema e diferença, documentário, cinema africano e da diáspora, cinema brasileiro, análise fílmica.

Grupo de Pesquisa: Corpo e Cultura

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 



foto lattes   Danillo Barata


Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT-UFRB), campus Santo Amaro da Purificação. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV na Escola de Belas Artes da UFBA. Coordenou a pesquisa e a elaboração do Dossiê de registro e salvaguarda do Bembé do Mercado como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo IPHAN, em 2019. É curador e organizador do Paisagem Sonora (Mostra Internacional de Arte Eletrônica do Recôncavo da Bahia). Possui obras em acervo no Museum der Weltkulturen Frankfurt na Alemanha, na World Wide Visual Factory (Holanda), no Museu de Arte Moderna da Bahia e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2006, recebeu o prêmio aquisição no 13º Salão do MAM- Bahia e em 2007 o Prêmio Videobrasil WBK Vrije Academie no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica - Videobrasil.

Grupo de Pesquisa: GAAP

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


 

foto lattes   Dorotea Souza Bastos

Professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, com atuação também nos cursos de Artes Visuais e Publicidade e Propaganda. Coordena o VISU - Grupo de Pesquisa e Extensão em Arte, Imagem e Visualidades da Cena. Doutora em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve, conjunto com a Universidade Aberta de Portugal, e em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (em co-tutela), mestra em Dança (UFBA) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UCSal). Tem experiência no campo das visualidades da cena e tecnologias da imagem, com especial interesse nas interfaces entre cinema e corpo. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Feira de Santana, junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, onde desenvolve investigação sobre as dramaturgias da imagem em narrativas audiovisuais.

Grupo de Pesquisa: VISU

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  


 
pesq jorge cardoso filho 225x300   Jorge Cardoso Filho

Jornalista graduado pela UFBA (2004), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2006) e doutor em Comunicação pela UFMG (2010). Realizou estágio doutoral (sandwich) sob a supervisão de Martin Seel, na Goethe-Universität Frankfurt am Main (2009). Realiza estágio de pós-doutorado da Universidade Federal Fluminense. É docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ nível 2. Membro da IASPM - Rama América-Latina e da INTERCOM. Coordena o Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA), cadastrado no CNPq. Autor e organizador de livros, entre os quais se destacam: Práticas de Escuta do Rock (2013), Experiência Estética e Performance (2014) e Comunicação, Estética e Política (2020). Tem experiência na área de Teorias da Comunicação e das Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, Estética da Comunicação, História dos Meios e Crítica Cultural.

Grupo de Pesquisa: GEEECA

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


Elipse 1   Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

Artista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual, da arte sonora e da música. Sonidista e professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desenvolve pesquisa sobre práticas sonoras experimentais como estratégias para o ensino de som em cursos de cinema e audiovisual. Coordenadora do projeto de extensão SONatório – Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora. Pesquisadora do NuSom (Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP) e do LinkLivre (Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios - UFRB). Integrante da rede Sonora – músicas e feminismos. Associada à SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Doutora em Artes (Música - Sonologia) pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Comunicação (Análise e Políticas do Audiovisual) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Música para Cinema e TV pelo Conservatório Brasileiro de Música-RJ. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e realizadora audiovisual, formada pela Escola Pública de Audiovisual de Fortaleza Vila das Artes.

Grupo de Pesquisa: LINKLIVRE

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


 

 nvladi.png   Nadja Vladi Cardoso Gumes

Graduada em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2011). Realizou estágio de pós-doutorado na Mccgill University e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal da Recôncavo da Bahia (UFRB). É uma das coordenadoras e líderes do grupo de pesquisa Música e Mediações Culturais/MusPop, pesquisadora associada do grupo L.A.M.A. (Laboratório de Análise de Música e Audiovisual) do PPGCOM/UFPE. É sócia da IASPM-AL (Associação Internacional para o Estudo da Música Popular Seção Latino-americana) e da Intercom. É coordenadora do GP Comunicação, Música e Entretenimento da Intercom.Tem experiência na área de Comunicação e Culturas Contemporâneas, com ênfase em estudos culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: cenas musicais, música pop, gêneros culturais, mídia, feminismos e cidades.

Grupo de Pesquisa: MUSPOP

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 



Elipse 1   Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa

Graduada em Comunicação Social- habilitação Rádio e TV pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp (1995), mestre (2000) e doutora (2007) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral em Ciências da Comunicação na ECA-USP (bolsista Fapesp 2011- 2012) e na Universidade Complutense de Madrid (2018-2019). É professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Foi Gestora de Pesquisa do CECULT/UFRB no período de 2015 a 2018. É Vice-líder do grupo Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade, Comunicação-Cultura, certificado pela PUC/SP no CNPq, e membro do GPESC - Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação, certificado pela UFRGS no CNPq. Parecerista da Fapesp. Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação da Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, de 2011 a 2014. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica da Cultura, Retórica, Mídias e Cidade.

Grupo de Pesquisa: Culturas, estéticas e linguagens

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 



Sefm_título.png   Renata Pitombo Cidreira

Possui graduação em Comunicação (habilitação em Jornalismo - 1992), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Tem Pós-doutorado em sociologia pela Université René Descartes, Paris V-Sorbonne (2011). Atualmente é professora associada no Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Lidera o grupo de pesquisa Corpo e Cultura, cadastrado no CNPq. Atuou como vice-presidente do evento científico Colóquio de Moda (2018-2019), bem como faz parte do seu Comitê Científico. Autora dos livros Os sentidos da moda (Annablume, 2005), A sagração da aparência (EDUFBA, 2011), As formas da moda (Annablume, 2013), A moda numa perspectiva compreensiva (EDUFRB, 2014), As Vestes da Boa Morte (EDUFRB, 2015) e O Belo Contemporâneo: corpo, moda e arte (J. Andrade, 2019). Tem experiência na área de Comunicação, sobretudo em Estética da Comunicação, com ênfase nas investigações sobre a Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, estilo, aparência, figurino, corpo, sensibilidade, performance, cultura e crítica.

Grupo de Pesquisa: Corpo e Cultura

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 



Docente colaborador

André Lemos

André Lemos (http://andrelemos.info) é professor Titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. É engenheiro mecânico formado pela UFBA (1984), Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ (1991) e Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995). Foi Visiting Scholar nas Universidades McGill e Aberta, ambas no Canadá (2007-2008) com bolsa de pós-doutorado pelo CNPq e no Programmable City Lab na National University of Irlanda, Maynooth (Bolsa estágio Sênior, CAPES, 2015-2016). Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Diretor do Lab404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (http://lab404.ufba.br). É atualmente pesquisador 1 do CNPq. Professor visitante em várias universidades brasileiras e estrangeiras. Foi membro titular do Comitê Assessor do CNPQ para a área de comunicação (2009-2012) e Coordenador Geral do Comitê Assessor para as áreas de Comunicação, Ciências da Informação, Museologia e Artes do CNPq (2011-2012). Atua na área de comunicação e sociologia, com ênfase em cultura digital ou cibercultura. Tem 13 livros publicados/organizados e dezenas de artigos em revistas acadêmicas (Qualis A e B) nas áreas de comunicação e sociologia, nacionais e internacionais.

Grupo de Pesquisa: LAB404

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


Sefm_título.png   Tatiana Rodrigues Lima

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde leciona no Curso Superior Tecnológico em Produção Musical, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM), no Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Bicult) e na Licenciatura em Música Popular Brasileira. É jornalista com graduação em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, tem mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e Pós-doutorado no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (Inet-md) pela Universidade Nova de Lisboa. Lidera o grupo de pesquisa Música e Mediações Culturais - MusPop/MMC (CNPq/UFRB). Integra o GP Comunicação, Música e Entretenimento da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Integra o Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios - LinkLivre (CNPq/UFRB). Também foi professora do curso de Pós-Graduação Cidadania e Ambientes Culturais. Tem experiência em Jornalismo Cultural, Crítica de Música Popular, Jornalismo On-line e na área de Comunicação. Pesquisa cultura musical, música popular urbana, epistemologias decoloniais e feminismos.

 

Grupo de Pesquisa: MUSPOP

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


 


VINÍCIUS MÍDIA E SENSIBILIDADE

Foto: Vinny Nepomuceno

Fim do conteúdo da página