Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Integração com a Graduação

brasil 1espanha  


A integração do PPGCOM com a graduação ocorre por meio de três modalidades: estágio docente, Iniciação Científica e extensão universitária.



Estágio docente


De acordo com o Regimento Geral para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRB (Resolução 24/ 2018), a atividade de docência poderá ser realizada na graduação ou na pós-graduação Lato Sensu, a critério do colegiado ou do orientador. O discente deverá participar do planejamento das atividades letivas e da orientação acadêmica, em comum acordo com o professor responsável pela disciplina do curso, computando 25% da carga horária total prevista na disciplina. Ao final do semestre, o mestrando deverá apresentar o relatório de suas atividades, que será avaliado pelo responsável da disciplina e apresentado ao orientador.

Resolução 024/ 2018. Acesse Aqui



Iniciação científica

Todos os docentes do PPGCOM-UFRB ministram aulas e orientam os alunos da graduação em projetos de Iniciação Científica (IC), TCCs e estágios. Além disso, todos os professores do programa são coordenadores ou membros de grupos de pesquisa, de modo que em todas as atividades desenvolvidas pelos grupos − leitura, formação, workshops, seminários e desenvolvimento de projetos de pesquisa −, há estreita relação entre os alunos da graduação, os pós-graduandos e os docentes.



Extensão universitária

Os docentes do PPGCOM desenvolvem uma série de ações nos territórios de identidade em que atuam, de modo que boa parte dos grupos de pesquisa vinculados ao programa também desenvolve projetos de extensão que envolvem os estudantes de graduação. Além disso, periodicamente, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UFRB lança editais de extensão que visam fomentar o envolvimento dos estudantes na realização dessas atividades.



EMILLY INTEGRAÇÃO COM A GRADUAÇÃO


Foto: Emilly Chaves




Fim do conteúdo da página