Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Parcerias e/ou Convênios

brasil 1  espanha



Cooperação Institucional 


Internacional


Cooperação Interuniversitária entre a UFRB e a Universidade Paul Valéry Montpellier 3

Com validade até 31 de agosto de 2025, abrange as áreas de Artes, Letras, Línguas, Ciências Humanas e Sociais. A cooperação entre ambas as universidades objetiva incentivar e desenvolver: os intercâmbios de professores e pesquisadores e, eventualmente, funcionários técnicos e administrativos; os intercâmbios de estudantes presenciais ou de Ensino à Distância, para fins de estudo e pesquisa, na medida em que atendam às condições de admissão em vigor em cada uma das universidades; programas de pesquisa em comum, colóquios, seminários, conferências sobre temas de pesquisa de comum interesse; trocas de informação referentes aos programas de ensino assim como publicações, teses, livros e revistas de interesse comum; e a organização de manifestações culturais de interesse comum.



Congresso Internacional sobre Culturas

Evento itinerante que, a cada ano, é promovido por uma das universidades parceiras da cooperação internacional, formada pela Universidade Federal da Bahia (Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Programa de Pós-Graduação em Comunicação), Universidade da Beira Interior (Curso de Ciências da Cultura), Universidade do Minho (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade) e Universidade Zambeze, em Moçambique. O evento é uma das múltiplas atividades que compõem as relações de cooperação acadêmica, científica e cultural entre as referidas instituições que, além do congresso, abarca a realização de conferências, minicursos, aulas magnas, visitas acadêmicas, seminários, conferências, estágios doutorais e, sobretudo, a criação de uma rede de pesquisadores de cultura.



Iwalewahaus da Universität Bayreuth

O prof. Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho mantém relações de cooperação com professores da Fakultät für Sprach and Literaturwissenschaft e com o Iwalewahaus da Universität Bayreuth, no desenvolvimento da pesquisa intitulada “Fluxos midiáticos e sensibilidades no Brasil e Alemanha: um programa de estudos das relações técnicas, estéticas e políticas em expressões culturais emergentes”, que busca promover estudos comparativos das relações entre política, estética e técnica em manifestações e fluxos midiáticos na internet relacionados às culturas periféricas no Brasil e na Alemanha.

Em 2017, o prof. Danillo Barata foi contemplado pela University of Bayreuth International Junior Fellowship, em reconhecimento à sua contribuição à pesquisa e ao ensino na área de estudos africanos pela University of Bayreuth, que resultou na sua estadia na universidade durante o período de um mês para visita técnica, reuniões de pesquisa e cooperação científica e tecnológica, em que foram realizadas as seguintes atividades: 1. Conferência no 'Hauntology' as a means to think through future - Grupo de Trabalho da Universidade de Bayreuth e do Iwalewahaus; 2. Apresentação de trabalho no Afro Brazilian Art: the universe of J. Cunha no Research Colloquium da Universidade de Bayreuth; 3. Conferência "Paisagens Sonoras" no Museu Iwalewa Haus, vinculado a Universidade de Bayreuth, na Alemanha; 4. Concepção e montagem da videoinstalação “Cura”, que busca tirar sentido das relações que cria entre o antigo Engenho da Vitória, em Cachoeira/ BA, e a performance do cantor e compositor Mateus Aleluia, durante o research Colloquium – Chair of Afrikanistik, na cidade de Bayreuth, Alemanha. Ainda como resultado da bolsa recebida, o docente redigiu o capítulo “Cura: House of the Spirits” para a obra “ Ghosts, spectres, revenants. Hauntology as a means to think and feel future”, organizada por Katharina Fink, Marie-Anne Kohl e Nadine Siegert e publicada em 2020 pela Iwalewabooks.

 



Escuela Internacional de Cine y TV San Antonio de Los Baños

A profa. Amaranta Emília César do Santos mantém relações de cooperação com a Escuela Internacional de Cine y TV San Antonio de Los Baños, em Cuba. O prof. Danillo Silva Barata mantém relações de cooperação com a Iwalewahaus da Universität Bayreuth, tendo sido agraciado, em 2017, com a University of Bayreuth International Junior Fellowship, em reconhecimento à sua contribuição à pesquisa e ao ensino na área de estudos africanos.



Nacional


GEEECA – Grupo de Grupo de Estudos Experiência Estética: Comunicação e Artes e Rosza Filmes Produções

Realização de encontros direcionados ao acompanhamento de projetos culturais, com foco no audiovisual. Com base nos processos de produção cinematográfica desenvolvidos pela produtora, são compartilhados estudos/ reflexões/ mapeamentos relacionados à capacitação de recursos para a realização de produtos audiovisuais, capacitando realizadores e produtores. A parceria parte do pressuposto que é pela compreensão do funcionamento de políticas públicas e seus editais que se torna possível elaborar projetos audiovisuais que articulem processos de produção e criação com base na perspectiva criativa da cultura, ligada à comunidade. O programa realiza o acompanhamento de projetos, desde a elaboração até a inscrição em editais, mediante a realização de consultorias individuais, que também abrangem a discussão de aspectos narrativos, estéticos e de produção. O projeto ainda intenta estimular o desenvolvimento econômico da região por meio da produção cultural.




Rede de Grupos de Pesquisa Historicidades dos Processos Comunicacionais

O COMUM – Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultural, liderado pelas professoras Jussara Peixoto Maia e Daniela Abreu Matos, e o GEEECA – Grupo de Grupo de Estudos Experiência Estética: Comunicação e Artes, liderado pelo prof. Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho, compõem a Rede de Grupos de Pesquisa Historicidades dos Processos Comunicacionais, constituída por grupos de pesquisa brasileiros dedicados ao estudo do tempo como categoria para a compreensão dos fenômenos e produtos da Comunicação. A rede é composta por grupos vinculados aos programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFBA, UFRJ, UFMG, UFPI, UERJ, USP, UFOP, UFRB, Fiocruz e UFU.

 




Projeto “Processos de ingresso no ensino superior: transições, suportes e arranjos entre jovens de universidades públicas do Estado da Bahia”

Parceria entre a profa. Daniela Abreu Matos (COMUM – Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultural) e pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no desenvolvimento de pesquisa sobre os processos de transição e adaptação ao ensino superior de jovens estudantes de oito cursos de graduação da UEFS e da UFRB.



HANNA PARCERIAS


Foto: Hanna Rodrigues





Fim do conteúdo da página