Grupos de Pesquisa
Corpo e Cultura
Líder(es): Renata Pitombo Cidreira
Pesquisadores:
Guilherme Moreira Fernandes
Amaranta Emília Cesar dos Santos
O presente grupo reúne professores e alunos dos cursos de Comunicação Social e Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ementa:Considerando-se os diversos níveis de articulação que envolvem a compreensão do corpo, como instância significativa, em suas modulações e aspectos interseccionais, podemos observar que, a despeito do relativo acúmulo que a produção acadêmica tem realizado, destaca-se a necessidade de aprofundamento de investigações que incorporem sensibilidade crítica e teórica para os modos de experimentações e vivências corporais, em contextos diversos. São de interesse do Grupo os estudos de gênero, os modos sociais de exercício da sexualidade; a relação entre corpo, gerações e estilo de vida; as disposições sociais que produzem o corpo vulnerabilizado de mulheres, negros e dissidentes sexuais; as políticas visuais da corporeidade e sua interação com o universo das mercadorias e com o campo cultural-artístico; bem como a performatividade corporal.
Linhas de Pesquisa
Corpo e expressão
Corpo e política
Comunicação, identidades e memória
Líder(es): Hérica Lene Oliveira Brito
O objetivo é desenvolver pesquisas em torno dos conceitos de comunicação, identidade e memória. Os eixos temáticos a serem discutidos são: as dinâmicas identitárias e os processos comunicacionais; identidade e memória: o campo jornalístico e as mediações da identidade regional; identidade e modernidade: as "diásporas" e o lugar da cultura; a cultura local e sua interação com a mídia e o global; a memória como lugar de nutrição da identidade e da história; memória e hibridismo: articulação entre culturas regionais, nacionais e transnacionais; memória e história da imprensa e do jornalismo.
Linhas de Pesquisa
Comunicação e memória
Memória e história da imprensa
Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA)
Líder(es): Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho / Angelita Maria Bogado
O grupo tem atuação em campos relativos ao universo da comunicação e das artes, desenvolvendo estudos que se voltam para o enlace das experiências associadas às suas expressões (estéticas, culturais e políticas). A experiência, com sua dimensão pragmático-performativa, é capaz de construir/exprimir subjetividades na cultura contemporânea e reorganizar regimes de visibilidade instituídos nos processos sociais.
Linhas de Pesquisa
História e estética: ausências, percepção e sentido
Espaços em trânsito: entrelugar e formas de passagem (hibridismo e limiar)
COMUM – Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultural
Líder(es): Jussara Peixoto Maia/ Daniela Abreu Matos
O grupo reúne pesquisadores envolvidos em atividades relacionadas à pesquisa acadêmica no âmbito da graduação, por meio de trabalhos de iniciação científica, e da pós-graduação, no nível de mestrado e, também, egressos do Mestrado em Comunicação da UFRB que são doutorandos em outra instituição. Desse modo, o grupo opera como espaço de formação e contínuo debate no âmbito das questões implicadas no entrelaçamento da comunicação, mídia e narrativas, a partir de marcos teóricos e conceituais dos estudos culturais e do campo da estética.
Linhas de Pesquisa
Identidades, narrativas e movimentos sociais
Política, mídia e memória
GAAP - Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio
Líder(es): Danillo Silva Barata/ Xavier Gilles Vatin
Propõe o estudo, pesquisa e a extensão entre Arte, Audiovisual e Patrimônio. Nesse sentido, busca estreitar as relações entre o universo das artes e a formação acadêmica dos alunos no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para promover a prática da inter-territorialidade através da pesquisa e extensão nos campos da arte e ciências humanas: Artes Visuais, Cinema, Música, Museologia, Filosofia, Audiovisual, Arquitetura, Design, Conservação e Restauro. Espaço de experiências artísticas, metodologicamente informadas nas linhas de investigação criativa em processos artísticos e em projetos de pesquisa de caráter discursivo, cujas práticas ressignificam as atividades estéticas no campo simbólico. As atividades artísticas e científicas do grupo se estenderão à comunidade em geral, na forma de produções científicas nos campos das investigações da Arte, Audiovisual e do Patrimônio.
Linhas de Pesquisa
História, teoria, crítica e curadoria das artes
Processos artísticos
Teoria, análise e crítica do cinema e do audiovisual
Música e Mediações Culturais- MUSPOP
Líderes: Nadja Vladi Cardoso Gumes/ Tatiana Rodrigues Lima
O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre a música popular urbana contemporânea e as mediações comunicativas em curso na cultura musical, de uma perspectiva interdisciplinar, considerando o atual contexto de conexão digital entre a produção, a circulação e a recepção/consumo dos produtos culturais. Envolve pesquisa fundamental acerca da teoria das mediações comunicativas da cultura, oriunda dos Estudos Culturais latino-americanos, e das definições de música popular urbana / música popular massiva / música pop, a partir da musicologia, dos estudos da Comunicação e dos Estudos Culturais britânicos. Compreende ainda pesquisa aplicada através da abordagem da música popular urbana a partir das mediações comunicativas da cultura, empregando os operadores propostos por Jesus Martín Barbero no Mapa das Mediações para análise da cultura musical, a fim de contribuir para a compreensão das novas práxis em torno da música, subsidiando iniciativas de inovação no setor. Também envolve pesquisa de campo, abarcando investigações sobre gêneros culturais nacionais e internacionais; estudos sobre produções específicas e sua relação com a estética, a economia da música, as comunidades culturais formadas em torno de gêneros e/ou cenas musicais e o emprego das novas tecnologias de comunicação e informação na cultura.
Linhas de Pesquisa
Análise cultural da música pop
Música e mediações computacionais
Música popular urbana e mediações culturais
Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventude (GEPJUV)
Líder(es): Daniela Abreu Matos
Tem como objetivo central promover reflexões que considerem as juventudes - enquanto dimensão coletiva de experiência- e os sujeitos jovens na centralidade dos processos investigativos. As investigações desenvolvidas estão prioritariamente relacionadas aos campos da educação e da cultura, em interface com o mundo do trabalho e as diferentes experiências de subalternidades vivenciadas pelas juventudes brasileiras. O foco está numa perspectiva de estudo que procura visibilizar as práticas de resistências empreendidas pelos jovens e sua potencialidade enquanto atores de transformação social. Desse modo, pretende-se desenvolver uma pesquisa implicada com a realidade que contribua para o desenvolvimento de uma reflexão crítica a partir das opressões e estruturas de poder que configuram a sociedade brasileira no espaço urbano e no espaço rural.
Linhas de pesquisa
Juventude, Cultura e Subalternidades
Juventude, Educação e Trabalho
Foto: Camilla Souza