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Defesa de Mestrado | 05JUN23

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE DE BELEZA: UMA ANÁLISE DAS MARCAS AVON E EUDORA (2020-2021)

Fernanda Barbosa dos Santos

05.06.23, às 10h30 | Auditorio da Fundação Hansen

Pensar sobre publicidade, beleza e racismo se faz necessário devido à urgência dessa pauta entre os processos sociais e de comunicação, e os embates dessa relação no cotidiano das pessoas. A motivação para essa discussão encontra-se, principalmente, na falta de representatividade negra, na contestação das práticas publicitárias, nos anúncios do mercado de beleza, e nos debates estimulados pelas comunidades, sobretudo, nas redes sociais, gerados nas circunstâncias da era digital. Requerendo uma articulação com as dinâmicas culturais, identitárias e sociais (HALL, 2016), na qual agregarão fundamentos às reflexões e contestações sobre o pensamento antirracista na publicidade.  Ao mesmo tempo, demanda na perspectiva comunicacional, usufruir da potencialidade expansiva da publicidade (WOTTRICH, 2019), a fim de observar os anúncios, as marcas e as relações entre os sujeitos representados por elas. Ou seja, é enxergar a publicidade como um instrumento de ressignificação na complexa rede de cultura, consumo e mídia. A investigação associa-se ainda, na dimensão dos suportes midiáticos, da linha de pesquisa Mídia e Sensibilidade, que é interessada nas mudanças e nas formas de perceber, a partir das teorias da comunicação centradas na esfera dos meios. Para isso, temos como objetivo identificar como a publicidade contemporânea de cosméticos representa a beleza da mulher negra nos anúncios das marcas Avon e Eudora, por meio das mídias. Mas também, na perspectiva interdisciplinar da publicidade de moda e beleza presente, compreendemos como objetivo específico: qual é a aparência da mulher negra nos anúncios de cosméticos e a partir disso o que é possível inferir sobre o posicionamento das marcas sobre a questão racial, sua ideologia e a validade da representatividade? Nossa intenção é fazer uma investigação comparativa das postagens feitas nos Instagram’s das marcas no período de 2020 e 2021, utilizando o método da análise de conteúdo através de Bardin (2000). No que diz respeito ao horizonte metodológico, a presente pesquisa se filia a perspectiva compreensiva de Cidreira (2014); entre os conceitos base para nossa investigação, lançaremos mão da noção de identidade defendida pelos autores Stuart Hall (2005) e Denys Cuche (2002), que compreendem a concepção de identidade como uma construção social, resultante das interações sócio culturais. Buscamos, pois, articular as dinâmicas dos processos comunicacionais às questões étnicos raciais e o sentido atribuído a elas, norteando nossa investigação nos eixos da produção midiática, privilegiando uma pauta antirracista e de equidade racial na publicidade, assimilando a relação entre beleza negra, moda e aparência.

Banca examinadora:
Profª. Drª. Renata Pitombo -  orientadora | UFRB

Prof. Dr. Sérgio Augusto Soares Mattos | UFRB

Prof. Dr. Etevaldo Santos da Cruz | IFMT

PPGCOM23 MAI post 03

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