Busca

Defesa de Mestrado | 19JUN

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA SABERES CRUZADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Everton Leandro Lázaro Suzart

19.06.23, às 14h | Google Meet

O presente estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, na linha de pesquisa Comunicação e Memória. Teve por objetivo analisar as contribuições da WebTV Saberes Cruzados como produto da extensão universitária orientada pela cidadania comunicativa na relação entre a universidade e pessoas, grupos e comunidades do Recôncavo da Bahia. A leitura empreendida considerou as ações realizadas no Centro de Artes, Humanidades e Letras/UFRB no período de 2016 a 2021, por meio de um levantamento quantitativo e qualitativo, de acordo com as políticas de extensão universitária da UFRB e a Política Nacional de Extensão Universitária. A metodologia utilizada incluiu pesquisa quali-quantitativa dos formulários dos registros disponibilizados no SIPAC e SIGAA da UFRB na temática comunicação do CAHL e um estudo de caso sobre a WebTV Saberes Cruzados relacionando sua produção com a temática cidadania, a partir da Análise de Conteúdo Temática/Categorial.  Os resultaram demonstraram que as atividades tipo evento são maioria entre as ações desenvolvidas; além disso, os/as discentes têm participação ativa no geral das ações, embora docentes ainda representem a maioria na coordenação dessas atividades. A participação de pessoas da comunidade externa e as parcerias com instituições locais também foram destaque no período analisado, constituindo aspecto relevante para se criar diálogo entre a universidade e a sociedade para o desenvolvimento da extensão dialógica em mão dupla.  A WebTV Saberes Cruzados demonstra ligações com as comunidades externas e uma forma de exercício da cidadania comunicativa, pois foram realizadas parcerias com instituições locais que participaram da pré-produção, produção e divulgação dos programas. Essas produções se aproximaram na relação à temática cidadania em quatro vertentes: 1. Informação, considerada porta de entrada para outros direitos; 2. Parceria com instituições, que serve para a aproximação com as comunidades, ampliação na divulgação dos programas e valorização das manifestações culturais do Recôncavo Baiano; 3. Participação e Interação com as comunidades para a sugestão de pautas e a compreensão dos interesses dessas comunidades e 4. Protagonismo de discentes nas atividades práticas de redação jornalística, propiciando uma formação mais cidadã pela proximidade com a comunidade e desenvolvendo sua capacidade profissional. Os resultados alcançados possibilitaram visualizar que os programas se orientam por uma visão de cidadania na relação com as comunidades do território de atuação da UFRB. Entretanto, considerações são feitas sobre esta questão, visto que é um processo de intensas mudanças e deve ser sempre aprimorado.

Banca examinadora
Profª. Drª. Lilian Reichert Coelho | presidente - UFSB