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Defesa de Mestrado | 30JUN

DEMOCRACIÊNCIA: Democratização do conhecimento científico no Projeto TAMAR

Leandro Queiroz Santos Neves

30.06.23, às 14h | Google Meet

A democratização do conhecimento científico é um processo que representa a abertura da ciência para diferentes grupos sociais que são influenciados pela ciência e suas tecnologias. A sociedade contemporânea é marcada pelo fenômeno da globalização que estabelece relações políticas e socioeconômicas a partir de fluxos acelerados de informação e de comunicação. Na contemporaneidade, a informação é um instrumento fundamental para o exercício da cidadania, a partir de processos comunicacionais que não podem ser exclusivos para atores hegemônicos. Nas sociedades democráticas contemporâneas, os processos de mobilização social emergem nas culturas e contribuem para que diferentes grupos sociais comuniquem suas causas sociais que reivindicam mudanças para o exercício da cidadania e para promoção do bem-estar social. Uma das causas sociais de maior visibilidade na contemporaneidade é a da sustentabilidade, ou seja, práticas de consumo mais conscientes que não degradem a natureza para essa e para as futuras gerações. O Projeto TAMAR, criado em 1980, realiza ações de educação ambiental e de comunicação científica para promover a preservação das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção no Brasil e conservação da vida marinha. Na ambiência da pandemia, o programa TV TAMAR foi lançado com o intuito de demonstrar a memória dos quarenta anos do Projeto TAMAR. Esse estudo analisa como as ações de democratização do conhecimento científico do Projeto Tamar são evidenciadas como estratégia comunicacional de memória e cultura científica na TV TAMAR a partir de processos de mobilização social, (inter)institucionais, correlatos à preservação das tartarugas e da vida marinha. O objeto de análise empírica é composto pelas 13 edições do programa TV TAMAR, veiculadas semanalmente, entre junho e outubro de 2020, no canal do Projeto TAMAR no Youtube. A abordagem investigativa analisou o produto midiático a partir dos conceitos de gênero televisivo e jornalístico, além de propor um refinamento de análise considerando o conceito de modos de endereçamento e seus operadores de análise. Contudo, ainda que seja um produto não muito duradouro, observou-se que o programa TV TAMAR traz aspectos que representam a permanência da democratização do conhecimento científico no Projeto TAMAR, em consonância com as demais ações de mobilização social e de educação ambiental que corroboram para um histórico de responsabilidade socioambiental.

Banca examinadora
Prof. Dr. Sérgio Augusto Soares Matos | orientador - UFRB
Profª. Drª. Daniela Abreu Matos | UFRB
Prof. Dr. Samuel Anderson Rocha Barros | UFBA

 PPGCOM23 JUN post 04

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