Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Áreas de Atuação

Publicado: Domingo, 14 Junho 2020 22:04 | Última Atualização: Quarta, 14 Abril 2021 16:29

 ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS DE ACESSIBILIDADE

Possibilitar que diferentes organizações, tais como empresas, redes educacionais, ambientes de lazer, instituições públicas e privadas, entre outras, estejam em conformidade com a legislação brasileira referente à Acessibilidade e à inclusão social de pessoas com deficiência, por meio da elaboração, implementação e/ou gestão de projetos estruturantes de Acessibilidade, específicos para cada realidade estudada, a partir da avaliação dos ambientes, atividades e rotinas quanto às barreiras de Acessibilidade, nas suas dimensões arquitetônica, instrumental e tecnológica, atitudinal, comunicacional, metodológica e programática, e suas necessidades de Tecnologia Assistiva.

Relevância:

- Conformidade com a legislação nacional na área (por exemplo: Lei de Cotas- Lei nº 8.213, de 24/07/1991; Lei Brasileira de Inclusão LBI- Lei nº 13.146, de 06/07/2015, entre outras).

- Ampliação da visibilidade institucional com a efetivação de projetos de Responsabilidade Social.

- Ampliação das possibilidades de acesso e circulação nos ambientes da organização, beneficiando não apenas os seus trabalhadores, mas também clientes, fornecedores, visitantes e público em geral.

- Melhores condições de trabalho para os colaboradores, com maior satisfação dos mesmos.

 

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE

Por se tratar de uma área ainda nova, com crescente demanda de usuários, principalmente pessoas com deficiência e pessoas idosas, há uma diversidade de características dessas demandas, que exigem um permanente processo criativo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e inovações em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

Relevância:

- Atendimento de um leque cada vez mais amplo de usuários e de suas necessidades específicas.

- Ampliação das opções do mercado de produtos e serviços de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

- Redução gradativa dos preços finais dos produtos para o usuário final pelo aumento da oferta diversificada de produtos e do aperfeiçoamento tecnológico dos mesmos.

 

AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE POTENCIAIS USUÁRIOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Avaliar usuários, em interação com diferentes ambientes, atividades e processos, quanto às suas necessidades de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, elaborando e propondo soluções e projetos para cada realidade.

Relevância:

- Aplicação racional dos recursos financeiros na aquisição, pelo usuário, ou por setores governamentais e empresariais, de produtos de Tecnologia Assistiva mais adequados e eficientes, com a necessária aderência às necessidades específicas de cada usuário.

- Redução dos índices de abandono de produtos de Tecnologia Assistiva, adquiridos sem a devida e precisa avaliação das necessidades específicas de cada usuário.

- Favorecimento da autonomia e da qualidade de vida de pessoas com deficiência ou pessoas idosas, com a possibilidade do uso dos recursos de Tecnologia Assistiva mais adequados para a atividade, participação e inclusão social dessas pessoas.

 

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DE CONHECIMENTOS NA ÁREA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE

Atuar na formação de recursos humanos na área de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, realizando a capacitação de multiplicadores de conhecimentos nessa área, com a finalidade de reduzir essa lacuna existente no país, com a escassez de pessoas formadas para responder a esta crescente demanda.

Relevância:

- Possibilitar um atendimento eficiente às empresas e instituições que necessitam reconfigurar seus espaços, equipamentos, atividades e rotinas para melhor atenderem esses segmentos da população, estando em conformidade com a legislação vigente no país, nesta área.

- Possibilitar que o setor público, nos seus diferentes âmbitos, passe a poder contar com o assessoramento de pessoal especificamente capacitado para o desenvolvimento e implementação de Políticas Públicas na área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

- Permitir que as empresas de produção e comercialização de produtos e serviços de Tecnologia Assistiva disponham de pessoal especializado e adequadamente formado para comporem suas equipes.

 

VIABILIZAÇÃO DO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AO AMBIENTE VIRTUAL

Favorecer o acesso das pessoas com deficiência e pessoas idosas, independente do seu comprometimento sensorial ou motor, às tecnologias digitais e ao ambiente virtual, por meio do desenvolvimento, seleção e configuração de softwares de acessibilidade, de hardwares especiais, acionadores e sensores, em função de suas necessidades específicas, além da promoção da Acessibilidade WEB.

Relevância:

- Acesso aos ambientes virtuais de aprendizagem e à educação à distância.

- Acesso a diferentes possibilidades laborais por meio das tecnologias digitais.

- Acesso a informações, serviços e lazer, disponíveis nos ambientes digitais e virtuais.

 

ATUAÇÃO EM SEGMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO E MARKETING NA ÁREA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE

O conhecimento aprofundado e interdisciplinar na área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade possibilita uma atuação eficiente e pró-ativa nos diferentes ramos de comercialização, divulgação e marketing de produtos e serviços nessa área.

Relevância:

- Disponibilizar, no mercado de produtos e serviços de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, recursos humanos que possuem os conhecimentos mais relevantes e atualizados para o comércio e a divulgação desses recursos.

- Atender a diferentes tipos de usuários, gestores e profissionais, interessados nos produtos e serviços na área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

 

AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E REALIZAÇÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE DESSES PRODUTOS

Num mercado de produtos de Tecnologia Assistiva com escassez de profissionais especializados nessa área, a realização eficiente da avaliação e controle de qualidade de seus produtos permite o crescimento dos processos de produção e comercialização dos mesmos, além da segurança dos usuários, profissionais e gestores na aquisição e uso desses produtos.

Relevância:

- Segurança dos usuários quanto a riscos de uso e quanto a durabilidade dos produtos de Tecnologia Assistiva que adquiram e utilizem.

- Evitar o desperdício de recursos na aquisição de produtos que não tenham passado por um eficiente controle de qualidade.

 

ATUAÇÃO NA PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NAS DIFERENTES ÁREAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE

O caráter interdisciplinar da formação do Engenheiro de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade permite sua atuação na pesquisa, desenvolvimento e inovação nos diferentes nichos dessa área, tais como: automação residencial (domótica), adaptação veicular, mobilidade pessoal (cadeiras de rodas manuais ou motorizadas, exoesqueletos, bengalas etc.), órteses e próteses, comunicação alternativa e aumentativa, recursos para acesso digital e virtual, normas de acessibilidade física, entre outros.

Benefícios:

- Versatilidade e amplitude das possibilidades de atuação, e das possibilidades de pesquisas, produção de inovação e de produtos em diferentes áreas.

- Possibilidade de combinar diferentes soluções e produtos para um mesmo usuário, contemplando todo o universo de necessidades desse usuário.

- Possibilidade de combinar diferentes soluções e produtos para uma mesma organização pública ou privada, contemplando todo o universo de necessidades dessa organização.

registrado em:
Fim do conteúdo da página