Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Comitê de Acompanhamento do ingresso por cotas na UFRB é referência no estado

Publicado: Quinta, 31 Janeiro 2019 12:05 | Última Atualização: Quinta, 31 Janeiro 2019 12:30

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se tornou referência no processo de aferição do acesso às vagas detinadas a candidatos cotistas aos cursos de graduação. Em 31 de agosto de 2017 a instituição criou com um comitê designado para acompanhar o ingresso de discentes de graduação por meio das cotas. O Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC) foi criado e tem suas diretrizes definidas pela  Resolução nº 004/2017 do Conselho Universitário (CONSUNI). O comitê é formado por representantes docentes, discentes, técnicos e instâncias administrativas. As principais atribuições do comitê são: Acompanhar a aplicação das políticas afirmativas na UFRB no que se refere ao acesso através das reservas de vagas; Apurar as suspeitas e/ou denúncias de fraudes formalizadas na instituição, através de processos administrativo. 

A UFRB já foi contactada por diversas instituições com o objetivo de conhecer os procedimentos de implantação e os critérios adotados pela comissão. Dentre as instituições que visitaram e/ou solicitaram informações estão a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O COPARC é constituido por quatro comissões permanentes: a Comissão de Aferição da Autodeclaração (CAAD); a Comissão de Aferição das Pessoas com Deficiência (CAPED); a Comissão Especial de Averiguação (CEA) e a Comissão Recursal (CORE). Os novos membros designados pela Portaria nº 37/2019 têm mandato de um ano, podendo haver recondução.

 

orgranograma coparc CERTO

registrado em:
Fim do conteúdo da página