Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projeto de acessibilidade digital brasileiro desembarca nos Emirados Árabes Unidos

Publicado: Terça, 26 Março 2019 12:24 | Última Atualização: Terça, 26 Março 2019 12:46

A Geraes Tecnologia Assistiva é uma startup mineira que ganhou o concurso EdTech Innovation Start-up Contest 2018. Esse evento é promovido pela aceleradora de startups Krypto Labs, de Abu Dhabi. A empresa foi selecionada para expor seus produtos nas Olimpíadas Especiais, que aconteceram de 12 a 21 deste março no emirado. A Geraes foi premiada pela EdTech Innovation com US$ 150 mil, recursos que serão utilizados para abertura de uma unidade no país árabe.

"A mineira Geraes produz tecnologia de acessibilidade digital. Na prática, seus produtos permitem que pessoas com deficiência física e intelectual usem o computador ou se comuniquem com os demais por meio da tecnologia. Um dos principais produtos da Geraes é o TiX, um painel que faz a função do mouse e do teclado. Ele tem apenas 11 botões, grandes e sensíveis ao toque, ideal para pessoas que não têm coordenação motora fina. Ele pode ser manuseado por membros superiores ou inferiores – até mesmo pelos pés.

Para quem não tem movimentos do pescoço para baixo, a startup mineira criou um acessório chamado A-blinX, comandado pelo piscar de olhos. Com ele, a pessoa pode dar comandos para o funcionamento do TiX, se quiser usar o computador. O acessório pode ser usado diretamente no celular ou computador para que a pessoa se comunique com quem está ao seu lado, se não conseguir falar.

A Geraes tem outros produtos, como o Simplix, um software para uso do TiX por pessoas com deficiência intelectual. Por meio dele, educadores podem passar atividades voltadas para eles, em alguns casos simplificadas, para serem feitas por meio do TiX. A empresa criou com outra companhia de tecnologia, a Actcon, um programa educacional voltado a alunos com deficiência, o TiX Letramento, um software com o conteúdo de Português e Matemática da base curricular nacional para o Ensino Fundamental da Rede Pública. Ele será usado a partir de maio."

Fonte: https://anba.com.br/startup-mineira-leva-acessibilidade-digital-aos-emirados/

registrado em:
Fim do conteúdo da página