Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Tecnologia inovadora para fabricação de cadeira de rodas

Publicado: Quarta, 28 Abril 2021 17:16 | Última Atualização: Quarta, 28 Abril 2021 17:16

A cadeira que está na fase de testes é personalizada a partir de informações individuais de cada pessoa com deficiência. O produto faz parte de uma das linhas de pesquisa dedicadas ao esporte paralímpico do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para o Esporte Paralímpico (Cintesp).

Para esta etapa o tenista Gustavo Carneiro está participando da pesquisa. Foram levados em consideração a experiência em quadra, as medidas do corpo do atleta, as condições clínicas e cognitivas, bem como os movimentos de ação e reação durante a partida.

O equioamento será submetido a diferentes testes biomecânicos: de propulsão, de conforto, de segurança e de adequação ergonômica. A partir desse conjunto de informações, ele será configurado e submetido às simulações para oferecer experiências psicomotoras realísticas, até chegar aos parâmetros validados pelo paratleta para a fabricação personalizada da cadeira de rodas.

Para mais informações, acessar: https://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/tenista-gustavo-carneiro-ajuda-validar-tecnologia-inovadora-para-fabricacao-de-cadeira-de-rodas.ghtml

registrado em:
Fim do conteúdo da página