Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Google lança novas ferramentas para aprimorar a navegação na web

Publicado: Terça, 12 Abril 2022 00:21 | Última Atualização: Terça, 12 Abril 2022 00:21

O Google realizou um evento no dia 06 de abril de 2022 para falar sobre ferramentas de acessibilidade desenvolvidas para aprimorar a navegação na web. A proposta é promover inclusão em funções comuns do dia a dia. De acordo com o CEO do Google, Sundar Pichai, “a grande promessa da tecnologia é dar a todos o mesmo poder para atingir seus objetivos. Enquanto houver barreiras para alguns, ainda há trabalho a ser feito.”

Foram apresentadas 8 ferramentas, quais sejam:

- Project Relate: o sistema usa técnicas de aprendizagem de máquina para entender o padrão da voz e ajudar pessoas a se comunicar mais facilmente.

- Lookout: o sistema usa inteligência artificial para deixar o mundo físico mais acessível para cegos ou pessoas com baixa visão. Embora o app seja de 2019, a companhia trabalha nele para oferecer aprimoramento da visão computacional, assim o sistema pode reconhecer objetos, imagens e textos. Após a identificação, o software faz a leitura em voz alta, o que ajuda a identificar rótulos de produtos, descrição de objetos e até pessoas ao redor.

- Action Blocks: "blocos de ação" com a função de otimizar o acesso a tarefas realizadas rotineiramente nos telefones com Android através de atalhos. Essa opção facilita o acesso para pessoas com deficiência intelectual e permite a total personalização de ícones na tela inicial.

- Transcrição instantânea: é um app para Android com suporte a mais de 80 idiomas que oferece legendas em tempo real para voz. Palestras, aulas, eventos, reuniões e até conversas cotidianas podem ser transformadas em texto. Em março de 2022, o app ganhou um modo offline para permitir traduções sem locais onde não há Wi-Fi nem sinal de internet móvel.

- Notificações de sons: é um recurso do app Transcrição instantânea que vai além de apenas mandar um alerta: ele fornece avisos para sons importantes ao redor da pessoa, como alarme de incêndio, choro de crianças, barulho de portas batendo, entre outros. O app usa o microfone do aparelho celular para reconhecer 10 ruídos diferentes de modo offline.

- Amplificador de som: ele aumenta, filtra e amplifica o som ao redor para melhorar a clareza da audição. Funciona como um aparelho auditivo convencional, porém com a exigência de um aparelho com sistema Android e fones de ouvido apenas.

- Voice Access: A ferramenta permite utilizar aplicativos, navegar entre telas, digitar mensagens e até mesmo ditar textos para serem escritos com a sua voz.

- TalkBack: é o leitor de tela incluso nos dispositivos Android e permite controlar o celular sem usar os olhos. O app faz um escaneamento da tela e lê em voz alta todos os elementos que estão ali, assim pessoas com deficiência visual em todos os níveis podem executar as funções com mais facilidade.

Fonte: https://canaltech.com.br/apps/8-novidades-do-google-para-ampliar-acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia-213412/

registrado em:
Fim do conteúdo da página