Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Participação dos alunos de Gestão Pública no 14o ENEAP

14° Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas – ENEAP

São Paulo, 04 a 07 de setembro de 2015

Participaram do 14o ENEAP os alunos de Gestão Jandarailson da S. de Souza, Ana Marcia Silva, Lariça Maria da Silva, Keila Reis, Joilson Araujo, Daniel Souza, Lais Lima, Danuse Lima e Helen, egressa de outro curso do Cahl.

Relato por Laís Lima, discente de Gestão Pública/UFRB

Há poucos dias aconteceu o 14º Encontro Nacional de Estudantes do Campos de Públicas, o ENEAP, cujo  tema principal foi “Políticas Públicas: avanços, estratégias e desafios para o desenvolvimento local”. O tema é principal, porém não único: o ENEAP dá oportunidade de debater os mais diversos assuntos com gente com as mais diferentes visões.

Dentre todo o cenário político que enfrentamos e da descrença sobre os políticos do país, encontramos jovens, às vezes nem tão jovens assim, dispostos a lutar e construir um país melhor onde a política seja feita com responsabilidade e profissionalismo. Estamos falando de uma nova geração, uma geração que entendeu que uma das formas de se construir um país melhor é fazendo parte da máquina pública a fim de modernizá-la.

Durante o 14º ENEAP ocorreu o primeiro fórum do Campo de Públicas, mediado pelos professores Fernando Coelho, Valdemir Pires e Fernando Abrucio.  Foi um importante marco na história do Campo, com discussões pertinentes e horizontais; foi possível sentir a força e a união de todos ali envolvidos e participando. Dentre todas as pautas debatidas é importante falar sobre o primeiro ENADE específico para os cursos do Campo de Públicas, que será realizado ainda este ano, e de toda a problemática que gira em torno desse assunto. Foi falado também sobre a criação da Associação Nacional dos Egressos do Campo de Pública que, de acordo com o professor Valdemir Pires, terá a finalidade de fortalecer a profissionalização e ampliar as oportunidades de inserção profissional dos egressos dos cursos de graduação em Administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social, que formam o  Campo. Para além, a Associação é a prova que a luta por direitos e melhores condições de trabalho não acaba na formatura.

Em 2016, o ENEAP será realizado em Natal, terá como tema “Inovações e diversidades: Desafios para a gestão de Políticas Públicas.”

Relato por Joilson Araújo, discente de Gestão Pública/UFRB

 

Temos uma foto com Luiz Felipe Reinecke em uma oficina sobre: Metodologia participativa para implementação e  avaliação de projetos comunitários, quando discutimos criação de projetos e forma de interferência na sociedade. Vale ressaltar que, no final da oficina, foi dada aos participantes a possibilidade de desenvolver um projeto e traçar os caminhos desde a sua criação até a sua conclusão. Já que tratávamos de participação social, pontuo a oportunidade dada pelo Luiz Felipe como algo positivo. 
De modo geral, para mim o Eneap foi algo positivo, consegui alcançar alguns objetivos, como: trocar experiencias com outras pessoas, estreitar laços, ampliar a minha visão crítica ante a assuntos voltados a gestão e participação social, conhecer novas pessoas e somar com outros para que, num futuro próximo, as experiencias sejam maiores e o crescimento acadêmico e pessoal também.
 
pessoalnoeneap
Lariça, Jan, Keila, Luiz Felipe Reinecke, Ana Marcia e Joilson no 14o ENEAP.
 
aturmaquefoi narua
   
palestrasmtocheias almoando
   
mosaico
registrado em:
Fim do conteúdo da página