Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Evento de Gestão atrai olhares para a questão das Políticas da Juventude

Por Valdelice Santos, com fotos de Jones Lima

O III Encontro nos Caminhos da Gestão Pública movimentou o auditório do Pavilhão Leite Alves do CAHL, na UFRB em Cachoeira, nas noites dos dias 12 e 13/04/16, e mobilizou a comunidade acadêmica e pessoas da região, com o tema Políticas de Juventude e a Gestão Pública.

O primeiro dia de evento começou com atração cultural do Samba de Roda Filhos da Barragem da Lagoa Encantada, zona rural de Cachoeira, que convocou a plateia a cair no samba.


Logo após palavras de boas vindas da Coordenadora do Colegiado do CSTGP, Profa Daniela Matos, ocorreu uma mesa redonda sobre Políticas da Juventude, com as participações do Prof. Luis Paulo Oliveira (Licenciatura em Ciências Sociais da UFRB) e dos discentes de Gestão Pública, Daniel Souza (SEPROMI, Governador Mangabeira) e Cristiano Queiroz (Conselho de Juventude de Feira de Santana).

image0012

boasvindas luisflavio
Profa. Daniela dá as boas vindas Prof. Luis Paulo Oliveira e Daniel Souza na mesa redonda Políticas de Juventude e Gestão Pública.

O professor Luis Paulo Oliveira chamou atenção para questão do desemprego dos jovens hoje, que, embora tenha se criado o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, essa demanda não se efetivou enquanto direitos sociais, por diversos fatores, como os das empresas que não são obrigadas a aderir ao programa, pois alegam que os jovens não atendem aos critérios necessários procurados.

Oliveira fez uma análise dos dados relativos à política do Primeiro Emprego e pode perceber uma deficiência relevante. “Ela acaba tendo um avanço profundamente limitado, que no limite acaba se abrindo a espaço de formação aventurada que não dá conta daquela profissionalização para o mercado de trabalho, que apenas serve de espaço de treinamento comportamental dos jovens, frente ao mundo do trabalho. Ou seja, como se comportar numa entrevista, como se comportar frente a um empregador, e por aí vai”.

Edson Luiz Trindade, egresso do Curso de Gestão, percebe uma grande dificuldade no campo das Políticas para a Juventude, como os poucos espaços que se tem para discutir suas necessidades e vê a universidade como uma grande aliada.

 “O espaço acadêmico é um dos melhores que se tem para que os jovens ponham para fora suas ideias, sua perspectiva da vida e do mundo, e a partir daí eles também conseguem criar, ou pelos menos traçar, um caminho pra o futuro, trocando ideias com professores, com novos colegas e com o espaço da vida social que temos fora da academia. Então trabalhar esse tema fortalece essa discussão sobre a pergunta: Para que esses jovens estão aqui no mundo? Se o jovem está desprovido da oportunidade de uma vida social melhor, de ser economicamente ativo, o que fazer pra prover a ele tudo isso? Quais as necessidades desses jovens? E essa é uma oportunidade deles próprios discutir tudo isso”, salienta Edson Trindade.

O primeiro dia foi marcado ainda pela participação do Secretário da SEPROMI de Governador Mangabeira e de representantes dos Conselhos de Juventude de municípios do Recôncavo.

auditoriocheio profborges
Auditório cheio no primeiro dia. Participação, dentre outros, do Prof. Borges, Secretário da SEPROMI de Governador Mangabeira na mesa Políticas de Juventude e Gestão Pública.

Palestra chama a atenção para os caminhos da Gestão Pública

Na quarta-feira, 13, o evento foi aberto com apresentação de posters dos alunos de pesquisa da disciplina Introdução à Gestão Pública, do semestre 2015.1, ministrada pela professora Lys Vinhaes, com o tema Panorama: indicadores e máquina pública de oito municípios do Recôncavo. Em seguida, ocorreu a palestra sobre o perfil do egresso e suas áreas de atuação e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, apresentada pelos professores Edgilson Tavares e Lys Vinhaes.

equipeConceiodaFeira
 
edgilsonlys
 
Alunos apresentam o município de Conceição da Feira Profs. Edgilson Tavares e Lys Vinhaes na palestra sobre Tecnologia e Gestão Pública.

Em suma, os professores discutiram a importância das tecnologias e da formação tecnológica para o desenvolvimento do país e apresentaram possibilidades de atuação na gestão pública, bem mais ampla que a atuação na máquina estatal.

A jovem cachoeirana Tamiles Gomes, que acabou de concluir o ensino Médio no Colégio Estadual da Cachoeira, gosta da área da Gestão Pública e pensa que a Universidade Pública é excelente local para discutir problemas sociais.

Ainda neste III Encontro Nos Caminhos da Gestão Pública foram apresentados trabalhos desenvolvidos em 2015.1 pelos discentes de Gestão. Edvaldo Varjão, Daniela Passos, Jaciara Magalhães e Rafael Correia trouxeram apreciação do Programa Brasil Quilombola: uma análise das ações voltadas para a geração de emprego e renda na comunidade de Santiago do Iguape.

edivaldo
Varjão apresenta o trabalho sobre o Iguape e renda.

A equipe de Caroline Cruz, Ismar Jones P. Lima, Uesclei Reis e Cleber de Souza destacou o Programa Brasil Quilombola: uma análise das ações voltadas para o controle e participação social na comunidade de Santiago do Iguape.

Uesclei
O Programa Brasil Quilombola no Iguape é apresentado por Uesclei Reis.

O panorama de segurança pública em Cachoeira foi destaque com os alunos Rocson dos S. Sousa, Joilson Araújo, Valdelice Santos, Keila Reis, Lariça Maria da Silva, e Osvaldineia O. da Cruz. Harrison Nery e Raul Landim finalizaram os trabalhos apresentado o projeto de captação de recursos para a orquestra de reggae de Cachoeira, elaborado em parceria com Julia Gaudêncio.

equipesegurana presencamaestro
Equipe apresenta o panorama da segurança pública em Cachoeira. Último trabalho da noite, Harrison e Raul contam com a participação do maestro da Orquestra Reggae de Cachoeira.

A Banda TuTu, da cidade de Muritiba,  fechou o III Encontro Nos Caminhos da Gestão Pública, que foi organizado pelo colegiado do Curso Tecnológico em Gestão Pública e alunos do curso.

bandatutu
Banda Tutu encerra o III Encontro Nos Caminhos da Gestão Pública
registrado em:
Fim do conteúdo da página