Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Relato sobre a participação de Gestão Pública/CAHL no XV ENEAP, 2016

selfiedoladodefora

Uma parte da turma que enfrentou a estrada no dia 15 de agosto de 2016

Relato sobre o XV ENEAP, Rio Grande do Norte – 2016

Por Hudson Wesley

O XV Eneap ocorreu pela primeira vez em nossa região, a do Nordeste, mais precisamente em Natal-RN. Inicialmente a vontade de participar do evento era grande, e ia tomando conta de todos na sala, fui o último a por o nome na lista de participantes, que tinha um proporcional correspondente a um ônibus cheio. Porém, com o decorrer das circunstâncias e condições de cada aluno, foi reduzindo gradativamente o número de participantes e nem todos poderiam ir. Infelizmente não pudemos contar com o veículo da universidade, porém ela não nos desamparou, fizemos rifa com sorteio de um tablet, contamos com um livro de ouro, e ajuda de alguns professores e familiares. Agradeço em nome dos meus companheiros de viagem a todos que colaboraram.

Partimos dia 15 para nosso trajeto, percorrer por 4 estados até chegar no Rio Grande do Norte, a vida dentro de uma Van não é fácil rsrs,  mas estavamos determinados.

Dia 16 chegamos no hotel, fizemos o check-in, aconteceu mais tarde a Mesa de Abertura com o tema Inovação e Diversidade: Desafios da Gestão de Políticas Públicas, que foi o tema central do XV ENEAP, e contou com a participação de Magda de Lima Lúcio Prof.Dra. da Unb e presidente da Associação Nacional Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, e Maria do Livramento, Prof.Dra. do Depertamento de Políticas Públicas da UFRN. Encerramos o primeiro dia com uma festa temática em caráter junino.

No dia 17 pela manhã tivemos ótima palestra sobre Gestão Pública Contemporânea: Avanços e Desafios, com a presença de Felipe Drumond, especialista em PP e Gestão Governamental, do Prof.Dr. pela USP Fernando Coelho, a qual tive grande prazer em contemplar sua palestra e conhecer pessoalmente, antes, só mediante YouTube. Após aconteceu uma Feira com divulgação do próximo ENEAP e distribuição gratuita de exemplares, que só irão enriquecer nosso conhecimento teórico. Posteriormente participamos da Oficina Temática Aumentando a Participação, Justiça e Transparência da Gestão de Pessoas na Adm. Pública, com um dos idealizadores do ENEAP, e novamente finalizamos o dia com mais uma festa.

No dia 18, pudemos prestigiar o professor do nosso curso de GP, Prof.Dr. Edgilson Tavares, na Mesa Redonda com o tema Políticas Sociais: Inovações e Aprendizagens no Brasil, que contou também, com a participação do Sec. de Planejamento e Finanças do Rio Grande do Norte o economista Gustavo Nogueira. Dia19 ocorreu a cerimônia de premiação do IX Prêmio Lice e o encerramento do XV ENEAP...

Durante  nossa participação no ENEAP 2016, percebemos que a representatividade negra no Campos de Públicas ainda é muito vaga, sendo que temos a Universidade mais negra do país, decidimos formar um grupo de debates, oficina de ideias, discussões de pautas negras nas políticas públicas etc, fazendo uma frente nacional, com componentes de várias universidades brasileiras... Foram bastante positivas as experiências adquiridas no evento em Natal, a Bahia pode dizer que foi bem representada pela delegação da UFRB.

 Agradeço por ter a oportunidade de estar relatando nossa empreitada, foi satisfatório poder participar do XV ENEAP e que no próximo em Porto Alegre possamos estar presentes novamente.

turmacomedgilson

Relato sobre o XV ENEAP, Rio Grande do Norte – 2016

Por Joilson Araújo

Inovação e Diversidade: Desafios da Gestão de Políticas Publicas. Essa foi a temática central da XV edição do ENEAP (Encontro Nacional dos Estudantes da Área de Públicas). Contextualizando com o cenário econômico e político nacional, em meio a diversos cortes nos recursos da educação federal, registramos aqui que, da mesma forma que para chegar a outros espaços, não foi nada fácil conseguir chegar até o ENEAP 2016. Expectativas, imprevisões e muitos desafios, essas foram às ruas pelas quais tivemos que passar até concluir o percurso e chegar na “conquista”. Como futuros gestores que somos em nossa maioria, pois, havia entre nós, uma egressa do campo, tivemos que por em prática, mais uma vez, aquilo que aprendemos em sala... Organizar, planejar e discutir o que seria melhor para todos (ao menos o mais acessível).

Inovação: é necessário que todo gestor tenha uma visão inovadora, se não tem, que sua equipe a tenha e assim será possível perceber que, às vezes, é necessário mudar e isso quer dizer que precisamos ter um plano “B”.  A Diversidade está em todos os espaços e de formas variadas, como um bom “LIDER” é preciso notar que os planos, as políticas e as demandas não são iguais para todos os espaços.

Celebramos também neste encontro, a fundação da Associação Brasileira dos Profissionais do Campo de Públicas, a PRO PÚBLICA.

Além dos espaços científicos, vale lembrar que os estudantes também tiveram oportunidade de estar com os colegas de campo num espaço de interação durante as festas e, assim, trocarem experiências.

Novos horizontes, ciclos, contatos e aprendizado, sim! Tudo isso foi possível neste evento. Foram dias de correria e de muita parceria entre os colegas.

Para finalizar expressamos nossos agradecimentos a todos que colaboraram ou não, para que conseguíssemos chegar até Ponta Negra (local sede do Encontro). Ao colegiado de Gestão, às Reitoria e Direção do Centro, professores, alunos, colegas, amigos, enfim... A todos vocês nosso muito obrigado.

 

“Para se chegar onde quer que seja não é preciso dominar a força, basta controlar a razão.”

Amir Klink

registrado em:
Fim do conteúdo da página