Fechar
Página inicial Notícias UFRB divulga edital e novas diretrizes para concessão de bolsas e auxílios permanência
Permanência

UFRB divulga edital e novas diretrizes para concessão de bolsas e auxílios permanência

17/03/22 09:08 , 04/04/22 14:48 | 14167
imagem sem descrição.

Os processos seletivos do Programa de Permanência Qualificada (PPQ), ofertados pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), têm novo formato em 2022. Agora, as seleções serão precedidas de convocação dos estudantes de graduação da UFRB para realizarem avaliação socioeconômica.

De acordo com Nelsiane Magalhães, coordenadora de Assuntos Estudantis da PROPAAE, "o novo procedimento, além de comprovar o perfil definido no Programa Nacional de Assistencia Estudantil, habilita previamente os estudantes para o acesso às bolsas de permanência e auxílios eventuais do PPQ, já que antecipa uma das importantes fases dos processos seletivos. Assim, logo que o edital for lançado no início do semestre, o estudante realizará a inscrição com a situação de vulnerabilidade comprovada".

Edital Nº 02/2022 - Convocação para Avaliações Socioeconômicas para o PPQ

A PROPAAE acaba de lançar o Edital Nº 02/2022, que traz as normas, rotinas e procedimentos necessários à realização da avaliação socioeconômica para o PPQ. O período de inscrição para veteranos é de 21 a 28 de março (prorrogado até 25 de abril). O prazo para os calouros é de 11 a 18 de abril (prorrogado até 25 de abril).

Os estudantes interessados devem preencher o Cadastro Único e a Solicitação de Bolsas, na aba Bolsas, do Portal do Discente no SIGAA, selecionando o tipo de bolsa/auxílio que necessita: Pecuniária a Alimentação, Moradia sem RU, Residência Graduação, Transporte/Deslocamento e Creche, anexando a documentação necessária. As solicitações de bolsas devem ser para apenas uma modalidade, exceto o Auxílio "Creche" que pode ser solicitado ao mesmo tempo das outras modalidades.

Os recursos financeiros são do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), política do Ministério da Educação que visa auxiliar a permanência de jovens de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.

Novos Valores

Segundo o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Carlos Alberto de Paulo, "houve uma mobilização do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), vinculado a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), junto a Frente Parlamentar  Mista da Educação no Congresso Nacional, que resultou numa correção financeira nos valores das bolsas, que estavam defasadas. No âmbito da UFRB haverá, ainda, um aumento no número de bolsas, principalmente para atender aos novos ingressantes da instituição".

Plantão Tira-Dúvidas

A PROPAAE irá realizar plantões tira-dúvidas nos dias 22, 23 e 24 de março, às 9h e 15h, no Google Meet: meet.google.com/eff-xrzh-qhr.

Confira o Edital Nº 02/2022.

Confira a documentação necessária e mais informações no site da PROPAAE.

Dúvidas pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!