Fechar
Página inicial Notícias UFRB seleciona alunos especiais para mestrados em Cachoeira, Cruz das Almas e Feira de Santana
Seleção

UFRB seleciona alunos especiais para mestrados em Cachoeira, Cruz das Almas e Feira de Santana

31/05/23 09:47 , 01/06/23 15:09 | 4820
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processos seletivos para alunos especiais para os mestrados em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap); em Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM); em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGGPPSS); e em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID); com ingresso no semestre correspondente a 2023.2.

Os mestrados são oferecidos nos campi de Cachoeira, Cruz das Almas e Feira de Santana. Aluno especial é o aluno não matriculado regularmente no curso de mestrado que, em decorrência de processo seletivo específico, tem o benefício de se matricular em componente curricular isolado para o qual prestou seleção.

As inscrições acontecem exclusivamente por meio da Plataforma SIGAA/UFRB. Para ter acesso ao SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) é obrigatório o candidato ter o cadastro na plataforma Gov.br.

Arqueologia e Patrimônio Cultural 

São disponibilizadas trinta vagas. Poderão participar do processo seletivo para o Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), no Campus Cachoeira, graduadas ou graduandas de qualquer área. Para as graduandas, a previsão de conclusão da graduação deverá ocorrer em período anterior à data prevista para efetivação da matrícula no Programa. Candidatos estrangeiros somente poderão participar do processo seletivo com o diploma de graduação devidamente revalidado no Brasil. 

As inscrições acontecem de 29 de maio a 26 de junho, exclusivamente por meio da Plataforma SIGAA/UFRB

O PPGap tem como objetivo desenvolver os campos da Arqueologia e do Patrimônio Cultural de forma integrada, promovendo a formação de excelência e produção de conhecimento no nível da pós-graduação (mestrado), capacitando profissionais para atuar autonomamente em diferentes ambientes (institucionais, empresariais e sociais), da docência, da pesquisa e das atividades técnicas, sendo capazes de refletir, planejar e agir sobre todo processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturais, da sua concepção aos processos de patrimonialização. 

Confira o Edital Nº 04/2023.

Mais informações em ufrb.edu.br/ppgap.

E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social

Poderão concorrer as vagas de aluno especial no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, no Campus Cruz das Almas, os candidatos portadores de diploma do ensino superior, que sejam servidores públicos federais, estaduais ou municipais atuantes na gestão do serviço público; profissionais que atuam ou queiram ingressar na gestão pública municipal, estadual ou federal, que pretendem se especializar em gestão pública; profissionais atuantes em organizações do terceiro setor voltadas para a ação pública; prestadores de serviços públicos; consultores credenciados e servidores das agências federais e estaduais no exercício de atividades delegadas. 

As inscrições acontecem de 5 a 15 de junho, exclusivamente por meio da Plataforma SIGAA/UFRB

São ofertadas duas vagas para cada componente curricular optativo integrante das três linhas de pesquisa do Programa: Gestão em Segurança Social; Gestão de Políticas Ambientais; e Gestão em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O processo seletivo será composto de uma única etapa denominada Avaliação da Carta de Motivação: avaliação de caráter eliminatório e classificatório em que será avaliada a conformidade da estrutura e conteúdo da Carta de Motivação as orientações indicadas no edital. 

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGGPPSS), tem por objetivo qualificar, em nível de Mestrado Profissional, os quadros técnicos responsáveis pela gestão de políticas públicas em órgãos governamentais e não governamentais, visando a otimização das práticas administrativas para a melhoria da produtividade das diversas políticas públicas, face às especificidades dos ambientes político, econômico, social e institucional. A capacitação dos gestores de políticas públicas no âmbito do Programa é realizada na perspectiva de consolidar o conhecimento, as habilidades, as ferramentas e técnicas de planejamento à execução, controle, avaliação e também ao desenvolvimento de estudos profissionais, técnicos e pesquisas que favoreçam maior e melhor conhecimento e aperfeiçoamento dos processos e produtos da gestão de políticas públicas e segurança social. 

Confira o Edital Nº 02/2023

Mais informações em ufrb.edu.br/mpgestaoppss

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Educação Científica, Inclusão e Diversidade 

Poderão concorrer as vagas do Mestrado em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, no Campus Feira de Santana, os licenciados ou bacharéis da área de Educação. São disponibilizadas no máximo dez vagas por componente curricular. 

As inscrições acontecem de 26 de maio a 16 de junho, exclusivamente por meio da Plataforma SIGAA/UFRB. 

O objetivo do mestrado profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade é fomentar o desenvolvimento de novas práticas educacionais, por meio da socialização dos conhecimentos específicos das linhas de pesquisa, utilizando a investigação científica para criar metodologias inovadoras e propostas educativas que incidam diretamente na qualidade da educação. 

Confira o Edital Nº 03/2023.

Mais informações em ufrb.edu.br/ppgecid.

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos

São oferecidas vinte vagas. Poderão participar do processo seletivo graduadas ou graduandas de qualquer área. O curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Comunicação é vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.

As inscrições serão realizadas no período de 07 a 23 de junho, exclusivamente por meio da Plataforma SIGAA/UFRB. A taxa de inscrição é no valor de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais).

O curso de mestrado em Comunicação pretende estabelecer um diálogo entre os processos e atos comunicacionais, bem como dar conta da sua relação com a memória e o esquecimento, ações políticas e estéticas que acionam discussões sobre o papel da comunicação na ativação do passado no presente. Estimula a compreensão e a reflexão sobre as características que os suportes midiáticos imprimem nos produtos de caráter expressivo, motivando problematizações sobre as dimensões poéticas e estéticas dos objetos, mas também extrapolando a esfera específica dos afetos e das sensibilidades.

Num contexto em que a sociedade está atravessada por lógicas de produção e consumo que se entrelaçam com as lógicas da midiatização, é extremamente importante questionar como fenômenos e expressões tradicionalmente vinculadas às matrizes culturais podem se reconfigurar nas relações com a midiatização em curso – sejam nos âmbitos daexperiência sensível ou das experiências cognitivas de identificação e memória coletiva. Como um campo de conhecimento que incorpora essas temáticas, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação permite pensar as características interacionais que marcam tais relações, em seus desdobramentos em produtos midiáticos, em manifestações culturais e/ou artisticas e em práticassociais cotidianas.

Confira o Edital 01/2023.

Mais informações em https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/pt-br/

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!