Fechar
Página inicial Notícias UFRB divulga seleção para Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária em Cruz das Almas
Seleção

UFRB divulga seleção para Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária em Cruz das Almas

29/09/23 16:39 , 29/09/23 16:39 | 2722
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições do processo seletivo para o ingresso de alunos(as) regulares no Curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária (PPGMPDA), no primeiro semestre acadêmico de 2024.

As inscrições estão abertas até o dia 9 de outubro, exclusivamente via internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A taxa de inscrição é de R$ 65,00.

O Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária da UFRB tem por objetivo a capacitação, atualização e aprimoramento de profissionais de nível superior, qualificando-os e habilitando-os, na teoria e na prática, para o desenvolvimento de atividades que visem solucionar problemas relacionados à área de defesa agropecuária.

São ofertadas 15 vagas, sendo que duas delas podem ser ocupadas por servidores(as) técnico-administrativos(as) do quadro efetivo da UFRB. Atendendo à política de cotas, três vagas podem ser destinadas a candidatos(as) autodeclarados negros, uma vaga para pessoa com deficiência e duas vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans.

Podem se inscrever candidatos(as) que possuam curso de graduação de nível superior em Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Biologia, Tecnologia em Agroecologia e Zootecnia ou áreas afins, principalmente aqueles candidatos que atuam na Defesa Agropecuária.

As etapas da seleção são avaliação do Currículo Lattes, histórico escolar e projeto do(a) candidato(a).

Sobre o PPGMPDA – O curso de mestrado profissional em Defesa Agropecuária tem como objetivo capacitar profissionais que atuam na área de defesa agropecuária em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia relacionadas com as áreas de concentração em Defesa Animal e Defesa Vegetal, por meio de orientação, disciplinas e da pesquisa científica/tecnológica (dissertação), visando atender a demanda por profissionais altamente qualificados nas regiões Norte-Nordeste, frente aos novos desafios do agronegócio, principalmente no Estado da Bahia.

O(A) profissional deverá obter conhecimentos teóricos e práticos sobre inspeção de portos e postos de fronteiras, trânsito de animais no país, importação e exportação de produtos de origem animal, inspeção de mercados e feiras de animais vivos, profilaxia das doenças infecto-contagiosas, assistência veterinária, conselho nacional de defesa sanitária animal, fiscalização e a inspeção dos produtos e subprodutos vegetais.

Tem como áreas de concentração Defesa Animal (Linhas de Pesquisa: Comportamento e bem-estar animal; Diagnóstico e vigilância epidemiológica; e Inspeção de produtos de origem animal); e Defesa Vegeral (Linhas de pesquisa:Diagnose e epidemiologia fitossanitária; e Inspeção e fiscalização fitossanitária).

Confira o edital.

Mais informações em ufrb.edu.br/mpdefesaagropecuaria.

Na dúvida, fale conosco!