Programa de Associação para Fortalecimento da Pós-Graduação - Setor Educacional do Mercosul - até 15 de abril de 2011

Publicado: Quarta, 02 Fevereiro 2011 17:04

Inscrições prorrogadas até o dia 15 de abril de 2011

O programa consiste na associação acadêmica, por meio de parceria universitária, entre uma instituição de ensino superior de cada país membro ou associado do Mercosul participante do programa para o fortalecimento de cursos de pós-graduação na região;
A parceria universitária deverá ser contemplada entre curso de pós-graduação stricto sensu de excelência, que atuará como entidade promotora (de maior desenvolvimento relativo), e curso associado, que atuará como entidade receptora (de menor desenvolvimento relativo);

Modalidade de apoio:
Serão financiadas pela Capes, bolsas de estudos, transporte aéreo, diárias e seguro saúde para as missões aprovadas nos projetos, que podem ser do tipo missão de trabalho e missão de estudo.
A instituição promotora será responsável somente pelos gastos correspondentes às missões de trabalho (passagens aéreas, seguro saúde e diárias para docentes e pesquisadores).
Missões de Trabalho: Viagem de docentes brasileiros e estrangeiros membros da equipe do projeto, com nível de doutorado. A instituição receptora será responsável somente pelos gastos correspondentes às missões de estudo (passagens aéreas, auxílio instalação, seguro saúde, e mensalidades dos estudantes).

Missões de Estudo: Concessão de bolsas de estudo nas modalidades mestrado-sanduíche, doutorado-sanduíche e pós-doutorado, tendo duração mínima de 3 (três) meses e máxima de 6 (seis) meses, de acordo com as normas da Capes e dos órgãos responsáveis de cada país.

Cronograma:

Inscrição de novas propostas - Até 31 de março 2011
Avaliação das Propostas - Abril e maio de 2011
Priorização pelos países - Junho de 2011
Aprovação final dos projetos – Reunião da CRC-ES - Julho/agosto
Inscrição on-line: http://inscricoes-cgci.capes.gov.br/index.php/roteiroprojeto/init/CodigoProjeto/422

Site: http://www.fundacaoaplub.net.br/credito-educativo/centro-informativo-ciep/bolsas-disponiveis/353-programa-fortalecimento-da-pos-graduacao-setor-educacional-do-mercosul