Programa de Parcerias Universitárias de Graduação em língua espanhola e portuguesa no Mercosul - até 15 de abril de 2011

Publicado: Sábado, 02 Abril 2011 10:31

Inscrições prorrogadas até o dia 15 de abril de 2011

O programa consiste de projetos de parcerias institucionais universitárias nas especialidades de Letras, Português e Espanhol, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

CANDIDATURAS
* A proposta deve ser similar em cada país, contendo o plano de ações conjuntas e a programação da formação de recursos humanos.
* Cada unidade da instituição de ensino superior (IES) – faculdade, centro, escola, etc. – proponente poderá apresentar somente uma proposta de projeto.

* A proposta deve ter caráter inovador e demonstrar o desenvolvimento da área nos contextos nacional e internacional; contemplar o aprendizado da língua do país parceiro; prever a realização de estágios de treinamento, quando possível; envolver ao menos uma IES de cada país participante do projeto, podendo ocorrer a associação em rede com até 3 IES do mesmo país; apresentar como coordenador brasileiro um docente com título de doutor há pelo menos quatro anos, que detenha reconhecida competência na área e disponibilidade de tempo para as atividades acadêmicas e administrativas atinentes ao projeto; compor na equipe de trabalho pelo menos dois docentes doutores, além do coordenador; apresentar cronograma de duração prevista para dois anos, podendo ser, eventualmente, prorrogada por igual período.

MODALIDADES DE APOIO
Missões de estudos, de trabalho e recursos de custeio.

Fonte: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/4475-programa-de-parcerias-universitarias-de-graduacao-em-lingua-espanhola-e-portuguesa-no-mercosul