Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Bolsas para cursar Másteres Universitários na Universidade de Cádiz na Espanha - até 28 de abril de 2011

Publicado: Sábado, 02 Abril 2011 11:00

Este programa é uma ação de fomento dos estudos de pós-graduação patrocinado pelo Vice-reitorado de Pós-graduação e Especialização e Atualização da Universidade de Cádiz, e pela Aula Universitária Ibero-americana, em colaboração com a Associação Universitária Ibero-americana de Pós-graduação (AUIP).

O programa tem por objetivo fomentar e facilitar as relações de cooperação da Universidade de Cádiz com Instituições de Educação Superior da América Latina em matéria de estudos de pós-graduação; e está dirigido candidatos vinculados a instituições educativas da América Latina que estejam interessadas em cursar um Máster na Universidade de Cádiz durante o ano letivo 2011/2012.

São oferecidas 15 bolsas no valor de 5.000 euros cada uma. Estão destinadas para o financiamento dos gastos de matrícula, taxas administrativas incluídas. A quantia restante para alcançar os 5.000 euros será repartida em pagamentos mensais para contribuir com o financiamento dos gastos de permanência.

Lista dos "Másteres Universitários":
Ciências: Aquicultura e Pesca: Recursos Marinhos e Sustentabilidade (AQUIPESCA); Gestão Integrada de Áreas Litorâneas; Gestão Integral da Água; Oceanografia; Agro alimentação; Ciências e Tecnologias Químicas; Matemáticas; Vitivinicultura em Climas Quentes.
Engenharia e Arquitetura: Engenharia Acústica: Contaminação Acústica; Engenharia de Fabricação; Gestão Portuária e Logística; Modelado Computacional em Engenharia.
Ciência da Saúde: Biomedicina; Pesquisa e Inovação em Cuidados de Saúde.
Arte e Humanidades: Estudos Hispânicos; Patrimônio Histórico-Arqueológico; Gênero, Identidade e Cidadania.
Ciências Sociais e Jurídicas: Administração de Empresas; Contabilidade e Auditoria; Direção de Recursos Humanos; Gestão de Conflitos através da Mediação; Economia e Desenvolvimento Territorial; Intervenção Psicológica em Contextos de Risco; Orientação e Avaliação Sócio-educativas; Educador/a Ambiental; Cultura de Paz, Conflitos, Educação e Direitos Humanos; Sistema Penal, Criminalidade e Políticas de Segurança; Gestão Estratégica e Inovação em Comunicação.

Para conhecer o conteúdo de cada um dos cursos consultar a pagina web: http://posgrado.uca.es

 

Requisitos:
Os estudantes latino-americanos que optem pelas bolsas deverão ser licenciados, de preferência, em uma área de conhecimento afim ao Máster solicitado, ou professores de universidades da América Latina e contar com o apoio expresso de sua instituição.
Os aspirantes às ajudas deverão fazer a pré-inscrição no Máster Universitário de seu interesse de acordo com a normativa estabelecida pela Universidade de Cádiz e seguindo o procedimento estabelecido pelo Distrito Único Universitário de Andalucía.
Os bolsistas deverão ocupar-se pessoalmente da realização de todos os trâmites necessários para conseguir o visto de entrada na Espanha.
Estas ajudas são incompatíveis com outras ajudas com a mesma finalidade.
O pedido de bolsa se realizará por meio da apresentação de:
Formulário de solicitação devidamente preenchido e assinado, incluindo uma descrição sobre as motivações e interesses pessoais e/ou institucionais em cursar o Máster Universitário, assim como o e-mail que quer utilizar par o recebimento de comunicados.
Documentação complementar: Copia do passaporte; Expediente acadêmico com certificado de notas devidamente autenticado com menção expressa da nota média alcançada numa escala de 1 a 10; Curriculum vitae segundo modelo facilitado; Carta de referência da universidade com a qual o solicitante esteja vinculado, assinada por uma autoridade acadêmica de alto cargo, preferencialmente o Reitor ou um Vice-reitor. Ao assinar a carta de referência, a universidade deve comprometer-se explicitamente em dar as facilidades necessárias para que o aluno possa seguir o Máster com a maior dedicação; Compromisso de realizar a pré-inscrição no Máster Universitário correspondente de acordo com a normativa vigente e de enviar cópia da mesma à AUIP quando a inscrição já haja sido realizada.
A documentação junto com o formulário de solicitação deverão ser enviados em formato eletrônico (pdf) à Associação Universitária Ibero-americana de Pós-graduação (AUIP) ao e-mail becas.auip@usal.es
Adicionalmente, em qualquer momento do processo se poderá requerer ao solicitante o envio da documentação original ao endereço postal da Sede Central da AUIP..
A AUIP confirmará por e-mail dirigido ao solicitante o recebimento de sua solicitação.
Prazo de solicitação: Até o dia 28 de abril de 2011.
Edital: http://www.auip.org/images/stories/DATOS/PDF/2011/Becas_AUIP/bases_uca2011_pt.pdf
Formulário de solicitaçaão: http://www.auip.org/images/stories/DATOS/DOC/2011/Becas_AUIP/form_cadiz2011.doc
Modelo de currículo (em espanho) http://www.auip.org/images/stories/DATOS/DOC/2011/Becas_AUIP/cv_uca_2011.doc
Modelo de carta de compromisso (em espanhol) http://www.auip.org/images/stories/DATOS/DOC/2011/Becas_AUIP/compromiso_uca2011.doc

Fonte: http://www.grupoaplub.com.br/fundaplub/credito-educativo/centro-informativo-ciep/bolsas-disponiveis/413-bolsas-na-universidade-de-cadiz

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página