Institutos europeus de estudos avançados acolhem cientistas de alto nível - até 31 de maio de 2011

Publicado: Quinta, 28 Abril 2011 14:43

O programa de bolsas EURIAS – European Institutes for Advanced Study é um programa internacional de mobilidade de pesquisadores que oferece 10 meses de residência em um dos 14 institutos participantes: Berling, Bologna, Bruxelas, Bucareste, Budapeste, Cambridge, Helsinki, Jerusalém, Lyon, Nantes, Paris, Uppsala, Viena e Wassenaar. Os Institutos de Estudos Avançados favorecem estudos focados e auto-dirigidos de pesquisadores de destaque. Os bolsistas beneficiam de ótimas condições para o trabalho intelectual, de pesquisa e de um estimulante ambiente internacional e multidisciplinar de acadêmicos de primeira linha.

As bolsas EURIAS são uma iniciativa da NetIAS – Network of European Institutes for Advanced Study, criada em 2004. EURIAS é coordenada pela Fundação RFIEA – Réseau Français des Instituts d’Etudes Avancés .

As bolsas são oferecidas principalmente nas áreas humanas e sociais mas podem também ser concedidas para acadêmicos das ciências da vida e exatas desde que o projeto de pesquisa proposto não exija equipamentos de laboratórios e que interaja com as ciências humanas e sociais. A diversidade dos 14 IAS participantes oferece amplas possibilidades de contextos de pesquisa na Europa para acadêmicos de todo o mundo. Os candidatos podem selecionar até três opções de IAS fora de seu país de nacionalidade ou residência.
O Programa recebe candidaturas de todo o mundo de acadêmicos jovens e promissores bem como de pesquisadores seniores em posições de liderança. Os candidatos devem apresentar uma proposta de pesquisa sólida e inovadora, demonstrar a habilidade de atuar além de seu campo de especialização, demonstrar comprometimento internacional bem como publicações de qualidade em foros de grande impacto.

Para o ano acadêmico 2012-2013, EURIAS oferece 36 bolsas: 19 posições juniores e 17 seniores, que incluem subsídios de 26000 euros e 38000 euros respectivamente, acomodação, orçamento de pesquisa além das despesas de viagem.
O prazo das candidaturas encerram-se em 31 de maio de 2011.

Mais informações, clique aqui
Inscrições: http://www.2012-2013.eurias-fp.eu/call-applications-0

APLICAÇÃO E PRAZO
As candidaturas são submetidas on-line através http://www.eurias-fp.eu , onde encontram-se informações detalhadas sobre o conteúdo do pedido, os critérios de elegibilidade, processo de seleção, etc
Download information on 2012/2013 EURIAS fellowships
Resultados da pré-seleção: Meados de Outubro de 2011
Publicação de seleções IAS final:meados de dezembro, 2011
Chegada dos candidatos: setembro / outubro 2012
Os resultados serão comunicados aos candidatos por e-mail.

Fonte: http://www.grupoaplub.com.br/fundaplub/credito-educativo/centro-informativo-ciep/bolsas-disponiveis/433-programa-de-bolsas-eurias